Este conteúdo é o oferecimento Univem, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias em Avaí.

O município de Avaí tem 4 aldeias, sendo elas: Kopenoti, Nimuendaju, Tereguá e Ekeruá, que é a que iremos conhecer um pouco melhor a seguir.

Aldeia Ekeruá

A Aldeira Ekeruá é comporta por, em média, 30 residências e 180 pessoas. De etnia terena, têm como principal atividade rentável a agricultura. Cultivam mandioca, milho, amendoim, pinhão, abóboras, batata doce, etc. Esse produtos além de consumidos pela aldeia são, também, comercializados.

Além disso, contam com algumas outras atividade culturais que atraem turistas interessados em conhecer melhor a cultura do povo terena. Também praticam caça e pesca.

Povo Terena

Os Terenas são, originalmente, do Paraguai. Porém, com a chegada dos colonizadores, muitas aldeias foram destruídas e, temendo a morte, o povo terena fugiu para o Brasil, a etnia se concentra, eu sua maioria, no Mato Grosso do Sul e parte no interior de São Paulo. Estão na região de Avaí desde 1932.

A Aldeia fica há 15 km do município e recebe visitantes com atendimento agendado. A visita não é cobrada (exceto em dias atípicos como eventos internos), mas os moradores pedem que os visitantes levem doação de alimentos.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Este conteúdo é o oferecimento Univem, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias em Avaí.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui