Hoje o assunto é a valorização da ciência e pesquisa nas escolas de Assis.

Arquivo: Redes Sociais

A escola José Augusto Ribeiro, localizada no bairro Prudenciana, está participando pela sexta vez consecutiva da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) e é pela terceira vez finalista. A FeCEESP existe desde de o ano de 2013 em todo o estado com o intuito de promover e estimular o contato dos estudantes da rede estadual de ensino com a ciência e a pesquisa. A ação pedagógica é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e abre edições todos os anos para todas as escolas estaduais.

Arquivo: Redes sociais

A partir do ano de 2016, a escola José Augusto Ribeiro iniciou suas participações no projeto e ficou entre os 30 finalistas, porém não venceu a edição.

Já nos anos de 2017 e 2019, foram finalistas e ganhadores nas categorias Ciências, Desafios Matemáticos e Ciências Humanas, respectivamente. Sendo assim, representaram o estado de São Paulo na Feira Internacional de Ciências, no Rio Grande do Sul.

Arquivo: Redes Sociais

Já na última edição da FeCEESP, a escola é mais uma vez finalista, tendo a possibilidade de representar o estado novamente e trazendo cada vez mais reconhecimento para a cidade de Assis e incentivo para cada aluno.

Na categoria Ciências Humanas, a escola está concorrendo com dois projetos. O primeiro, tem como tema e intuito, em grande homenagem, um memorial dedicado às vítimas de Covid-19 da cidade e principalmente do bairro que contorna a escola.  Que iniciativa linda, não é mesmo?

Arquivo: Redes Sociais

Já o segundo projeto, vem com uma proposta diferente voltada ás estudantes da própria escola. O projeto vem para falar sobre a menstruação e corpo feminino, para que esse assunto finalmente deixe de ser um “tabu” entre os alunos e, sua abordagem seja mais leve e natural. Tema importantíssimo e extremamente necessário!

Além disso, em sua categoria Júnior, a escola também está concorrendo com os desafios matemáticos que tem intenção de promover a quantidade correta de lixeiras e de controle do lixo pelo bairro.

Em conversa com a professora Coordenadora Valéria Ciciliato, a mesma deixa sua opinião sobre a participação dos alunos:

“Nós valorizamos como objeto principal, o protagonismo de cada aluno, a capacidade de desenvolver um projeto, de pesquisar, de ter ideias e ser livre para colocá-las em prática. E quando eles finalizam… É muito bonito ver o brilho nos olhos, o orgulho de estar tentando resolver um problema do bairro ou da cidade.” – Diz, com brilho nos olhos.

Mais informações sobre a Feira de Ciências do estado de São Paulo podem ser adquiridas no site:

https://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias

Gostaram? Conta aqui para gente!

Aproveite e siga a Solutudo nas redes sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da cidade de Assis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui