A (SMTT) Superintendência municipal de transportes e trânsito de Aracaju, iniciou no dia 16 de Agosto (sexta-feira) capacitações para melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários de transporte público.

No primeiro momento, o curso ofereceu aos motoristas e cobradores, noções básicas da Lei de Acessibilidade, do direito de ir e vir e quais as melhores formas de atender os usuários de transporte público com deficiência. 

“Treinamentos são sempre bons para nos manter atualizados. E temos interesse em aprender mais sobre acessibilidade, pois lidamos diariamente com cadeirantes, por exemplo, e queremos atendê-los da melhor maneira”, disse o motorista José Pereira Santos Neto.

(Foto: Ascom SMTT)

A capacitação vem com intuito de humanizar a forma que os deficientes são tratados, melhorando a forma de atendimento e suprindo suas reais necessidades dentro dos coletivos.

DIREITO DE IR E VIR 

No art. 5º, XV, CF, da Constituição federal brasileira está o direito de ir e vir e liberdade de locomoção.

Se trata de um direito fundamental de todos os brasileiros. Portanto, qualquer pessoa, nos termos da lei tem o direito de ir e vir com seus bens, ou mesmo tem o direito de permanecer, se desejar. 

LIBERDADE E SEGURANÇA:

Além desta capacitação sobre a acessibilidade pública, neste ano os colaboradores das empresas de transporte público de Aracaju tiveram também cursos de prevenção ao assédio sexual e aulas práticas de elevadores nos coletivos.

Acesso de cadeirantes (Foto: Reprodução/ Imagens para reutilização Google)

Tudo isso para proporcionar mais segurança aos usuários de transporte público. Dessa forma, transformando o transporte público um meio democrático para todos.


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