A cidade das flores e morangos já se prepara para sua tradicional festa que em 2019 comemora 39 anos. O evento acontece no Parque Edmundo Zanoni a partir do dia 30 desse mês, e dura até o dia 22 de setembro – quase um mês de muito turismo em Atibaia. O projeto é uma organização da Associação Hortolândia de Atibaia e da comunidade japonesa em parceria com a Prefeitura de Atibaia.

A Festa de Flores e Morangos é a maior e mais tradicional festividade que ocorre na cidade alavancando a economia local. Os grandes responsáveis são justamente os milhares de turistas: excursionistas de todo o Brasil, pessoas da região, produtores, entre outros.

O evento conta com exposição de flores, shows culturais, praça de alimentação, setor de venda de flores e morangos, mini shopping, área verde, sem contar o Museu de História Natural, um dos mais tradicionais pontos turísticos de Atibaia situado dentro do parque. A gastronomia também é o ponto forte da festa que conta com comidas para todos os gostos: desde pratos feitos com o tradicional morango, passando pelos mais populares, como espetinhos e pizzas, até a culinária japonesa e suas cores e variedades.

Flores e morangos
Imagem: divulgação Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Imigração Japonesa e a Festa de Flores e Morangos

É quase impossível não associar a festa à cultura nipônica. Isso acontece porque muitos aspectos do estilo de vida japonês tradicional são representados por meio da arte: o Bon Odori, dança acompanhada por tambores que surgiu como agradecimento pela colheita; apresentações de Taikô e a perfeita sincronia entre os instrumentos de percussão; os trajes típicos e até mesmo o cultivo das flores e dos morangos foram trazidos ao Brasil a partir da imigração japonesa por volta do ano de 1908.

A horticultura é ainda hoje presente entre japoneses, muitas vezes conhecidos no Brasil pelo gosto pela jardinagem e o cultivo de hortaliças, seja por profissão ou hobby. Já falando das flores, a cultura oriental traz consigo todo um simbolismo, o que faz de plantas como a Flor de Cerejeira e o Crisântemo, ícones nacionais japoneses.

Flores e morangos
Foto: CFA – Clube da Fotografia de Atibaia

Serviço

Local: Av. Horácio Neto, 1030 – Vila Loanda
Data:
de 30 de agosto a 22 de setembro, de sexta a domingo.
Horário:
das 09h às 18h
Preço:
ingressos de R$19,00 a R$38,00
Telefone: 0800-555-979

Informações: Festa das Flores e Morangos de Atibaia


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: atibaia@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui