Você estudou na EE Profª Leonina Alves Coneglian? Conheça então a história da patrona da escola e mais curiosidades!

Leonina Alves Coneglian (única foto)

Instituição Histórica

A Escola Estadual Leonina Alves Coneglian é uma das mais antigas da cidade, com 50 anos de idade. Tendo já possuído dois prédios oficiais. O primeiro onde é atualmente a Escola Municipal Professora Irma Carrit.

Atualmente a escola está no seu segundo prédio, e recebeu ao longo dos anos centenas de alunos. Muitos relembram com carinho dias que passaram pelos corredores da instituição. Mas quem foi a professora que empresta seu nome para a escola?

Inteligência Excepcional

Nascida em Piracicaba no dia 30 de setembro de 1918, desde a infância Leonina se destacou pela sua inteligência acima da média, se tornando rapidamente destaque em sua turma e escola, além de manter suas médias e notas altíssimas, se destacando sempre entre alunos e professores.

Ponto do Mirante, em Piracicaba. Década de 1920.

Amor por Lençóis e pela Educação

Após se formar como professora de primário, Leonina escolheu ser substituta no antigo Grupo Escolar Esperança de Oliveira, onde logo se efetivou e permaneceu com amor e dedicação pelos alunos durante 22 anos. Logo após casou-se com Aldo Conegllian, e desta união veio seu filho, Arnaldo Coneglian. Com amor pela família e pela cidade, a professora fez de Lençóis Paulista a sua casa.

Grupo Escolar Esperança de Oliveira. Década de 1940.

Falecimento

Em agosto de 1970, Professora Leonina adoeceu gravemente e fora transferida de volta à Piracicaba, onde veio a falecer no dia 4 do mesmo mês. Deixando assim, seus ensinamentos para todos que foram seus alunos, e também um grande legado para a cidade de Lençóis Paulista e região.

Honras e homenagens

Após se dedicar a vida toda ao ensino e a paixão de levar conhecimento para as mentes mais jovens, a Professora Leonina Alves Coneglian teve seu reconhecimento póstumo com seu nome sendo emprestado para uma importante Escola Estadual, uma das maiores do município, localizada na Vila Cruzeiro.

Sua inauguração ocorreu próxima ao aniversário da cidade, 28 de Abril, em 1971.Presenças notórias da época ilustraram esse momento, como o Vice Governador do Estado de São Paulo, Sr. Antônio José Rodrigues Filho; o Prefeito Sr. Antônio Lorenzetti Filho e o Vice Prefeito Dr. Antônio Tedesco.


E você? Já conhecia a história da Professora Leonina? Conta pra gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui