Em meio a um grande túnel de árvores de Ipês e às margens do rio São Domingos, está a rua José Nelson Machado que ficou conhecida como “a rua mais bonita de Catanduva”.

O ipê foi escolhido como a árvore símbolo de Catanduva. No total, são 120 gêneros de Ipês com cerca de 800 espécies diferentes, entre os que se destacam está o ipê amarelo, ipê branco e o ipê roxo que faz sucesso no paisagismo e é conhecido pelas propriedades medicinais. Por fim, nosso lindo ipê rosa que faz parte do paisagismo da principal avenida de Catanduva, com uma vista de cima surpreendente.

Os ipês dão um charme todo especial para Catanduva, os moradores mais antigos contam que os Ipês foram plantadas na década de 1918 pela família mineira Figueiredo (Joaquim Alves Figueiredo) que iniciaram os primeiros povoados de Catanduva.

Em um certo ano, a construção de um shopping ameaçou fazer mudanças na rua que poderiam acabar com as árvores. Após um tempo, os moradores se mobilizaram e com 1.221 votos conseguiram que o Ipê fosse decretada como árvore símbolo da cidade de Catanduva, Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental pelo município em 2017.

O título fez a rua ficar famosa e, hoje, é um dos pontos turísticos da cidade.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Conhecia esta história? Você gosta desta rua? Conte para nós nos comentários.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (10 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui