A história da fundação da cidade de Votuporanga se dá ao mesmo tempo da criação de seu nome, que por si só é peculiar. Diferente de muitas cidades que possuem como origem de seus nomes algo de significado particular e de entendimento comum, o nome “Votuporanga” foi um achado de uma única pessoa: Sr. Sebastião Almeida Oliveira.

Tudo começou nas terras da empresa de origem alemã de sede em Santos, a Theodor Wille & CIA LTDA. A companhia colocou à venda 12 mil alqueires que foi vendida a um produtor de café local que, depois de não conseguir quitar a dívida, teve que devolver as terras para a empresa. Nesse momento, foi sugerido aos representantes da empresa que fizessem com as terras uma fundação.

Sr. Sebastião foi o cartorário incumbido de lavrar a ata de fundação e escolher o nome da cidade. Ele relatou, durante diversas entrevistas sobre sua história, que enquanto percorria os entornos dos 12 mil alqueires encontrou uma antiga placa com a descrição “Fazenda Votuporanga”.

Significado de Votuporanga

Na língua Tupi-Guarani, Votuporanga é a junção de duas palavras:

Votu = ar, brisa

Poranga = belo, bonito, bom

Logo, a expressão significa “bons ares”.

O brasão de Votuporanga

Mais uma vez, o trabalho do Sr. Sebastião Almeida Oliveira se entrelaça à história da cidade. Sebastião, além de cartorário, também era estudioso de Heráldica (ciência que estuda a origem dos emblemas blasônicos).

O brasão, idealizado por ele, foi ilustrado pelo artista plástico Itajahy Martins. Vale ressaltar que estamos falando do primeiro brasão da cidade (ele foi reformulado em 1979, por conta de uma nova Lei).

Como base um escudo português, o antigo brasão possui a ilustração de uma mata densa, representando a topografia do local; uma cruz, simbolizando o cristianismo dos fundadores da cidade; uma engrenagem, capacete e livro que simbolizam o desenvolvimento da indústria e ramos de café e de algodão, representando as plantações da cidade.


Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe nossas redes sociais clicando aqui.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui