Uma história de altos e baixos, mas de grandes conquistas. Conheça detalhes incríveis da fundação da cidade de Votuporanga. Como tudo começou em nossas terras? Quando surgiram as primeiras coisas? Isto você vai descobrir agora!

Conheça mais sobre a história da fundação de Votuporanga, a terra das Brisas Suaves do interior paulista!

As terras antes de Votuporanga

O ciclo do Café

Ligada ao ciclo econômico do café, as terras de propriedade de uma empresa alemã a Theodor Wille e Cia Ltda, levava o nome de “Sertão de São José do Rio Preto” ou “Sertão Tanabiense” nos anos 30. Foram colocados à venda cerca de 12 mil alqueires, denominada como Marinheiro de Cima.

A área toda pertencia ao conhecido na época como “Rei do Café”, Senhor Francisco Shimidt, um grande fazendeiro. No ano de 1936, o café, infelizmente, não atingiu o preço mínimo suficiente e o Sr Shimidt foi obrigado a entregar as terras a empresa Theodor Wille.

Foto: flickr/prefeitura de votuporanga (fundadores da cidade)

O comprador das terras

O novo dono das terras veio a ser o Sr. Germano Robato que solicitou a Sebastião Almeida Oliveira, do instituto histórico e geográfico de São Paulo, que sugerisse um nome para as terras que se tornaria uma cidade. A sugestão foi de que se chamasse Votuporanga, pois descrevia a topografia do lugar, uma terra de Brisas suaves.

Conheça mais sobre o porquê Votuporanga é chamada de cidade das Brisas suaves, clicando aqui.

Fundação

Em 08 de Agosto de 1937, as terras foram marcadas por uma grande festa que contou com a presença de centenas de pessoas vindas de cidades vizinhas.

Durante a festividade foi levantado o cruzeiro, marco simbólico para a cidade e com a presença do Padre Isidoro Cordeiro Paranhos, representante do Bispado da cidade de São José do Rio Preto, que celebrou a missa Campal.

Foto: flickr/ prefeitura de votuporanga (missa de fundação)

Primeiros Habitantes

Segundo historiadores, os primeiros moradores da cidade foram os senhores: Sebastião Braga, Antonio Marim, Cristian Waidermann, João Abdo, João Batista Budim, Guinter Schamall, Francisco de Souza, Brás Vita, Irmãos Marão, João Batista González, Germano Robach, Manoel Ramalho Matta, Germano Pernica, Wolfram Wehinger e dentre outros.

Crescimento da Cidade

Uma cidade com terras ricas que traziam em suas veias a produção do café, claramente se destacaria e cresceria graças a agricultura.

Muito antes de sua fundação, se destacava pelo café e, assim, continuou. Agora, com a produção de algodão, milho, laranja, arroz, feijão, banana e mandioca. Na pecuária, se destacou pela criação de bovinos e suínos.

Foto: Cine Mafalda

Grandes mudanças

Com a chegada e implantação da antiga Estrada de Ferro Araraquarense em 1945, a cidade passou por mudanças e era possível enviar mais rápido o que era produzido pela classe agrícola. Assim, veio um crescimento muito grande para as terras.

Foto: flickr/ prefeitura de votuporanga (primeira escola)

Com a decadência econômica cafeeira e um grande aumento da urbanização veio o crescimento do mercado de trabalho na indústria e na construção civil, muito baseado ao polo moveleiro que é considerado um dos maiores do Brasil.

Votuporanga

Mesmo as terras das Brisas Suaves levarem já o nome de Votuporanga, ainda não havia se tornado efetivamente uma cidade perante a Lei, eram pertencentes ao Distrito da Vila Monteiro, cidade de Álvares Florence.

Em 30 de novembro de 1944, pelo Decreto-Lei Estadual nº 14.334, tornou-se independente, já o município foi criado em 1º de janeiro de 1945 e sua comarca no mesmo ano, no dia 13 de junho.

Votuporanga é a cidade dos bons ventos em Tupi, localizada no noroeste do Estado de São Paulo, há 520km da capital do Estado, banhada pelo rio São José do Dourados, com 95.106 habitante e uma densidade demográfica de 201,15 hab/km², é uma das riquezas do interior paulista. Nossa terra das Brisas Suaves!


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Votuporanga e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

Facebook: Solutudo Votuporanga / Instagram: @solutudovotuporanga

Fale com o autor!

A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 

Obrigado por ler, e confiar em nós.

SolutudoDeBom!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui