É claro que existe em todos os lugares aquela admirável rua que fazem o passeio ser mais agradável aos olhos. E em Tupã não poderia ser diferente, não é mesmo?

Fonte: Mapio.net / Av. Tabajaras saindo da igreja Matriz, sentido Leste

E a Avenida Tabajaras se inicia na linha do trem próximo ao Terminal Ferroviária nas “eras antigas”. “Sempre gostei de andar por ali e observar as palmeiras, rumo à igreja Matriz, é um caminho que adoro observar”, fala de Maria Oliveira, 71 anos, moradora da cidade.

Fonte: Mapio.net / Ponto de inicio da Av. Tabajaras, linha ferroviária

Quem nunca, andando pelas ruas tupãenses não admirou as palmeiras e todo o verde no centro que reparte a Avenida Tabajaras, né?

Esta Avenida é localizada no centro da cidade e é cortada em duas partes pela popular praça da Bandeira, que em seu planejamento em vistas aéreas tem formato de bandeira do Brasil. Na maioria das vezes, se concretizam as festanças dos eventos culturais da “aldeia”, principalmente às quintas-feiras que tem a famosa “Feira de quinta” e “Quinta cultural” com apresentações artísticas e muitos artesanatos.

Foto: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre / Praça da Bandeira com a arquitetura original, a rua que está em frente a entrada da igreja e a que dá continuidade atrás é a Av. Tajaras

A famosa avenida é ponto de interseção com a Rua Caingangs, outra rua que também é dividida em duas partes pela Praça da Bandeira.

O nome dado a avenida significa povos indígenas que habita no litoral do Brasil, no trecho entre a ilha de Itamaracá e a Foz do Rio Paraíba, nos Estados do Ceará e Paraíba. (Fonte: Wikipédia).

As principais ruas de Tupã, como a “Avenida Tabajaras”, são nomes de povos indígenas em homenagem aos povos e a cultura indígenas que habitaram em nossa cidade e em todo nosso país. A avenida contém diversos pontos comerciais, o que faz ser bastante movimentada.

Também é a rua do antigo Mercado Municipal da cidade, conhecido pelo popular nome de “Mercadão”, que está com suas instalações desativadas, porém é um patrimônio de extrema importância histórica por ser um dos primeiros prédios  da cidade. Atualmente, ao lado do mesmo, está o Poupatempo de Tupã que ajuda a população tupãense.

Fonte: Mapio.net / uma parte do lado externo do antigo Mercadão

Caminhando pela avenida Tabajaras, ao leste ou oeste, nos deparamos com a vista da igreja Matriz de São Pedro, construída em 1934, que fica no centro da Praça da Bandeira que em contraste com as palmeiras e outros verdes atraí brilho aos olhos de quem está passeando pelo local.

Fonte: Diocese de Marília / Igreja Matriz de São Pedro, subindo ou descendo av.Tabajaras, encontramos á frente.

E você tupãense, tem alguma história bacana relacionada a passagem na Avenida Tabajaras,? Compartilhe com a gente.

Amamos histórias boas que nos encham de afetos aos nossos corações.


LEIA TAMBÉM:

Enfermeira que venceu o câncer se destaca com seu ateliê de crochê em Tupã


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tupã e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

3/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui