A Capela São João do Bemfica não é só histórica, é simplesmente o berço da história de Tatuí. Confira a história desse local incrível! 😱

Capela São João do Bemfica em Tatuí

Primeiro povoado de Tatuí

Segundo os registros históricos, foi nesse local que surgiu o primeiro povoado de Tatuí, por volta de 1823. Segundo historiadores. a povoação de “Nossa Senhora Del Populo” surgiu junto à fundação da Fábrica de Ferro do Ypanema, fundada pelos irmãos Cabral, Manoel Fernandes de Abreu e Martins Garcia Lumbria. Esse povoado, pertencia ao distrito de Sorocaba e, mais tarde, deu origem a cidade de Tatuí.

Sabendo das atividades religiosas em Ypanema, a igreja transferiu o título de paróquia a uma capela construída pelo povo no sítio e povoado de ‘Tatuhú’. São João do Bemfica foi condecorada com título de paróquia em 1818. No mesmo ano os moradores construíram outra capela no bairro Bemfica. Depois do território de São João de Ypanema ser desmembrado de Sorocaba, foi criado nele uma paróquia, tendo como matriz a capela de São João, de propriedade da fábrica de ferro.

Em 22 de fevereiro de 1823, o padre Gaspar Antônio Malheiros, que assumira a capela dois anos antes, escolheu o território de Ypanema para a construção da Igreja Matriz. A imagem de São João Batista, porém, foi retirada pelos moradores de Tatuhú, e colocada numa capelinha do bairro.

E a história continuou, e depois disso a capela foi reconstruída várias e várias vezes. Até que em 1970, o padre decidiu transferir a matriz para outro local. Com isso, os moradores em forma de protesto, batizaram a capela de “São João do Bemfica”, para indicar que ali f, onde surgiu o primeiro povoado da cidade, deveria ficar a paróquia.

Nova restauração da Capela

Em março de 2017, por falta de manutenção, o teto da capela caiu. Desde então, para valorizar esse lugar tão histórico e importante pra cidade, a prefeitura sempre realiza as devidas manutenções, para preservar a estrutura do local. Além de preservar a parte de dentro da capela, a prefeitura também organizou obras no interior do local. Em 2018, a Família Provazi, representada por Alessandro Provazi, filho do dono das terras ao lado da capela, fez a doação de um espaço para a ampliação do acesso ao marco histórico, cultural e religioso de Tatuí.

O retorno da imagem para Tatuí

Depois de ficar mais de 40 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, a imagem de São João do Bemfica, a imagem de São João do Bemfica retornou para Tatuí. A falecida prefeita Maria José, foi pessoalmente até o local requisitar o retorno da obra. Depois de ter alegado a importância histórica da imagem, o Museu prontamente aceitou fazer a transferência para Tatuí.

Na cerimônia de reabertura da capela em 2018, o então vice – prefeito Luiz Paulo falou sobre a importância não só da imagem, mas como do local em si.

“Um povo que não tem conhecimento sobre a sua origem, sobre a sua cultura e sobre a sua história, é uma árvore sem raízes”.

incrível esse resgate histórico, né?!

Com a falecida prefeita, estiveram o padre Élcio Roberto de Góes (Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Tatuí), o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo e Hélio de Barros.

Incrível história! Nós podemos chamar esse lugar de “Berço de Tatuí”!

Tombada como patrimônio histórico e cultural de Tatuí, em 2 de junho de 2002, por meio do decreto municipal 4.221/02, a capela está situada na estrada municipal Moisés Martins, sentido distrito de Americana.

E quem quiser visitar, é só fazer o agendamento prévio junto ao departamento municipal de turismo da cidade. 💜


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

  1. História muito linda que ninguém nunca mais tire essa igreja que fazem parte da história seja respeitada por todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui