Cidadão Emérito de Tatuí, Erasmo Peixoto está na história da cidade. Empreendedor, fotógrafo e historiador, ele eternizou a o município com um vasto arquivo de imagens e informações e merece sempre ser lembrado e homenageado.

Conheça e relembre um pouco de quem foi Erasmo Peixoto!

José Erasmo Pereira Peixoto nasceu em Tatuí no dia 15 de março de 1929. Aos 14 anos, ele fez testes com a sua primeira máquina fotográfica e conheceu a arte, profissão que se dedicou durante toda a vida, a fotografia.

Além das fotos, Erasmo também foi professor, se formou em Magistério no Barão de Suruí. Depois, começou a trabalhar no comércio com o seu pai, que era carinhosamente chamado de “Pretinho”. Sua família fundou em 1926 a Casa Peixoto que, posteriormente, seria chamada Óticas Peixoto.

Foto retirada do livro “Tatuí, Capital da Música.”

Ele sempre lutou para que a história da cidade de Tatuí fosse eternizada. Não é à toa que nos deixou um enorme arquivo de imagens, documentos e jornais antigos. Amante da história, ele fez parte do antigo Lions Clube de Tatuí e foi sócio fundador e presidente entre 1957 e 1958. Erasmo faleceu em Tatuí aos 69 anos no dia 12 de setembro de 1998.

Confira algumas fotos e um histórico vídeo com imagens de Tatuí, arquivo de Erasmo Peixoto e reprodução do
Museu Paulo Setúbal.

Quem aí ama ver fotos antigas da cidade de Tatuí? Escreva nos comentários!

É só tocar no nome de Erasmo para que muitas boas lembranças venham na mente. Seja por parte dos que são familiares, dos que foram amigos ou daqueles que não tiveram a honra de conhecê-lo, mas que sentem um pouco do seu amor pela cidade ao ver toda a história que foi eternizada por suas mãos.


Gostou desta história? O que Erasmo Peixoto representou e ainda representa para Tatuí? Deixe nos comentários junto com sua homenagem. 💜


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!


SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

4.9/5 - (101 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado pelos comentários positivos sobre o Sr Erasmo Peixoto.
    Dou, agora, meu depoimento, como filho, sobre “meu pai Erasmo”: meu pai tinha uma doçura enorme como minha mãe e com os filhos, nunca recebemos um cobrador em nossa casa, se preocupava em nossa mostrar que o nome limpo e puro tinha um preço impagável, em seu leito de morte nos chamou e fez um grande pedido: cuidem da sua mãe (mais um momento de enorme paixão), por fim, agradeço enormemente ao nosso Mestre Jesus por ter sido dada ao meu pai a missão de nos educar.
    Agradeço à você, amigo Eduardo, pela excelente reportagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui