Segundo o relatório “Global E-Waste Monitor 2020”, o Brasil é o quinto país que mais produz lixo eletrônico. Foram 2,1 milhões de toneladas, ou seja, 10,2 kg por habitante só no ano de 2020 

Mas você já parou para pensar os riscos que o descarte indevido traz? 

Durante a fabricação desses equipamentos são utilizados centenas de materiais químicos, como plásticos, borrachas, ferro, cobre, alumínio e chumbo. A lista de é grande e, além de alguns componentes serem tóxicos e prejudicarem tanto o meio ambiente quanto às pessoas, alguns materiais demoram centenas de anos para se decompor e, ao ser descartado na natureza, contaminam os rios, peixes e, por consequência, os seres humanos. 

Conversamos com Pedro Orlando, tecnólogo em meio ambiente e fundador da Reciclall, empresa de Botucatu que faz a coleta de lixo eletrônico, que nos falou sobre os riscos do descarte indevido. 

Ele explicou que, mesmo quando você doa o aparelho ou deixa na porta de casa para que outra pessoa pegue, aquele lixo pode acabar retornando à natureza. Muitas vezes, acontece de alguém pegar por impulso e, depois, percebe que aquilo não será útil. É quando ela faz o descarte incorreto. Por isso, o ideal é que se o aparelho realmente não tem mais utilidade, ele seja descartado da forma correta, e não doado com a intenção de “se livrar” logo. 

O descarte, coleta e reciclagem adequadas desses equipamentos podem diminuir os impactos no meio ambiente. No entanto, para conseguir reverter a situação atual dos descartes de eletrônicos, é importante compreender o que entra nessa categoria:

Linha verde: celulares, notebook, impressoras, tablets, mouses, teclados, computadores de mesa, carregadores, fones de ouvido, cabos, pilhas, baterias, etc.

Linha marrom: TVs, equipamentos de DVD/VHS, aparelhos de som.

Linha azul: eletrodomèsticos portáteis em geral, como batedeiras, liquidificadores, ferros, secadores de cabelo.

Linha branca: eletrodomésticos de grande porte, como geladeira, fogão.

FAÇA O DESCARTE CORRETO.

Em Botucatu, a Reciclall é um ponto de coleta para lixo eletrônico. Lá, eles separam os componentes dos equipamentos e descartam em local correto. 

A empresa foi fundada em 2013 e tem finalidade de extrair componentes de equipamentos eletrônicos descartados. O objetivo é apresentar meios simples e práticos para enfrentar a problemática do lixo eletrônico, que está causando a degradação da natureza e do ser humano. 

A Reciclall fica situada na Av. Bento Lopes, 883  Rubião Júnior – Botucatu-SP e você pode levar o lixo até o local ou entrar em contato pelo telefone 14 99688-1963 e solicitar que eles busquem o lixo eletrônico em sua casa. 

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui