Se você já passou pela orla de Barra Bonita, com certeza já se deparou com lindos muros grafitados, coloridos e tropicais, perfeitos para tirar aquela foto instagramável e postar nas redes.

Foto: Simone do perfil @andando.porai

O artista por trás dessas lindas obras de arte se chama Eder Grassi, também conhecido como Trop. Ele é artista urbano, design gráfico e ilustrador barrabonitense, que viu potencial em muros da cidade que ninguém reparava, mas que pra ele foram verdadeiras telas em branco.

Eder Grassi, hoje com 34 anos, desenha desde criança. Ele nos contou que suas recordações da infância incluem desenho, e sua principal referência era seu irmão mais velho, que também amava desenhar.

“Fui crescendo e, com a idade, cresceu também o sonho de viver disso, viver do desenho. Mas ao mesmo tempo, tinha comigo que isso não aconteceria aqui no interior. Então fui trabalhando em outras áreas por muito tempo, por questão de sobrevivência, mesmo”, contou Eder.

Um desses trabalhos temporários foi em um supermercado. Ele usava o tempo de suas pausas para praticar seu desenho, e os colegas de trabalho reparavam. Até que um dia, na falta da pessoa que fazia os cartazes de promoção, pediram para Eder fazê-los.

“Depois disso, comecei a investigar sobre o que eu poderia estudar para me guiar no meu sonho, e com isso decidi estudar design gráfico”, explicou.

Eder passou muito tempo aperfeiçoando suas técnicas de desenho e pintura, fazendo muitos cursos. Apesar do design gráfico já proporcionar uma renda a partir do desenho, ele sentia que faltava se aprofundar mais na paixão. E foi assim que entrou no universo do grafite. “Sempre gostei do grafite, por eu andar de skate. Também gosto do rap, e um dos pilares desse gênero musical e do hip hop é o grafite. Então resolvi me aventurar”, contou Eder.

E ainda complementa: “Ser grafiteiro é ir para as ruas e fazer sua arte nos muros e paredes da cidade. Eu simplesmente fui lá, e fiz. É arte, é a arte das ruas, que veio das periferias como forma de se expressar”.

Foto: Simone do perfil @andando.porai

A mulher e o tucano dos muros de Barra Bonita

Eder nos explicou o conceito por detrás das obras nos muros da orla. Para ele, cada trabalho precisa ser um reflexo do que ele acredita e sente.

A escolha da imagem da mulher vem do fato de ela ter o poder de gerar a vida e, por isso, representa a própria vida. Nos desenhos, ela não possui olhos, no conceito de que o nosso olhar precisa estar voltado para dentro, para o seu interno, e não para as coisas externas da vida.

O tucano representa um estado de espírito, um sentimento que a vida carrega. Eder escolheu essa ave pela sua beleza e expressão leve e alegre, literalmente para transmitir esse sentimento.  As cores são tropicais, representam nosso país, nosso clima, nossa cidade.


Tirou uma foto em frente a um desses muros? Compartilha e marca a gente! @solutudo.barrabonita

5/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui