Você já andou de trem alguma vez? No passado Lençóis Paulista era conhecida pela sua linha ferroviária, mas você sabe como surgiram os primeiros trens na cidade? Vem conhecer!

Como tudo começou

A linha ferroviária que percorre por Lençóis Paulista é a Estrada de Ferro Sorocabana construída em meados de 1870 e chegando em Lençóis a partir do ano de 1972. A vinda da ferrovia apresentava o desenvolvimento que a cidade estava tendo junto da região sendo edificada  em terreno cedido pelo Padre José Magnani próximo ao Rio Lençóis.

Sr. João Baccili era quem cuidava de toda a construção e grande parcela da população lençoense trabalhava no corte da madeira a ser usada.

Conta-se que o trabalho era constantemente prejudicado em função dos índios locais que não aceitavam a construção em suas terras e o medo dos acampamentos serem invadidos por eles era geral entre os trabalhadores.

Segundo Alexandre Chitto, em seu livro, em inúmeras manhãs os trabalhadores acordavam e viram os batentes, que já haviam sido colocados, fora dos lugares, precisando de guardas para vigiar e garantir a continuação das obras.

Inauguração

Porém, em 1898, já se planejava a inauguração da estrada, que aconteceu em 29 de Agosto do mesmo ano. No dia, haviam enfeites coloridos pela estação, banda de música, autoridades e toda a comunidade reunida à espera da locomotiva.

Lençóis era um importante trecho, isso por conta da realização do abastecimento das locomotivas, ficando estacionadas por um determinado período de tempo. Em uma das ocasiões  com a comitiva presidencial, os lençoenses tomaram a estação na intenção de cumprimentar os passageiros.

A estação continuou em ativa até 1938, momento em que foi construída outra plataforma maior, esta que não teve uma inauguração oficial.

Curiosidades

Nessa época, a diversão entre os jovens era de observar os passageiros que vinham de São Paulo, todos os dias às 17h30!

Com o tempo a estação foi deixando de ser utilizada por passageiros e passando seu uso apenas para transporte de cargas, ao qual hoje também se situa a estação de ônibus da cidade!

A saudade da Maria-Fumaça e da ansiosa chegada de novos passageiros na cidade fica na memória de muitos lençoenses! E você, já andou de Maria-Fumaça? Comenta aqui!

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

  1. Minha avó.payerna morava na Fazenda São José do “Braganceiro” e minha família na Fazenda Fartura, vínhamos de “Mourão” até Lençóis, tomávamos o trem até estação de Paranhos e continuavamos de “Rural” até a fazenda. Uma aventura!!
    Em torno de 2010, em parceria com a ALL, fizemos ((Diretoria de Cultura) alguns passeios de Maria Fumaça, de Bauru a Lençóis e o retorno também, um evento memorável!!❤️
    Saudades!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui