Sexta-feira, chuva e um bom friozinho? Tem como deixar o dia melhor?

Tem sim! Domingo, 7 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate, uma data pra lá de gostosa e especial! Então, porque não aproveitar o dia e comemorar com um chocolate delicioso em Bauru?

E de Bauru a gente entende bastante! Por isso, nós organizamos o roteiro com docerias para você curtir o Dia do Chocolate em nossa cidade!

Tem como resistir a um bom chocolate? (Gif: GIPHY)
Via GIPHY

A história do chocolate

Mas antes, que tal um pouco de história? Já parou pra pensar em como surgiu o hábito de consumir chocolate? Ou, então, de onde veio esse doce tão gostoso?

Bom, como sabemos, o chocolate tem como base o cacau. A primeira forma desse alimento surgiu entre os indígenas da América Central.

Quando os espanhóis chegaram a América, por volta do século XV, os Astecas já cultivavam o fruto e utilizavam suas sementes para fazer uma bebida amarga, considerada sagrada. Além do cacau, ela era temperada com mel, baunilha e pimenta. O nome dela? Xocoatl.

Trecho do Códice Zouche-Nuttall no qual há uma representação de reis da cultura mixteca compartilhando uma bebida de chocolate. (Foto: Wikimedia Commons)

Encantado com a bebida, um espanhol chamado Hernán Cortez decidiu levar a novidade para a Europa. O chocolate passou a ser adoçado e bebido quente, mas não por todo mundo: ele era símbolo de status, e apenas a nobreza e o clero podiam consumi-la.

No século XIX, um suíço chamado Daniel Peter misturou leite condensado – criado pelo químico Henri Nestlé (o sobrenome te lembra algo?) – ao cacau e criou o chocolate ao leite. A partir de então, o doce se popularizou e tomou conta dos paladares e corações das pessoas pelo mundo todo!

Dia do Chocolate em Bauru

Vamos continuar falando dessa gostosura, mas, agora, nos dias de hoje! Ninguém sabe ao certo o porquê do Dia do Chocolate ser comemorado nesta dada, mas todos concordam de que nada mais justo do que um dia dedicado a ele.

Então vamos ao que interessa! Bora conferir alguns lugares para se deliciar com chocolate nessa sexta-feira?

Churros Oba-Oba

Vamos começar com um clássico na cidade. Os churros Oba-Oba já são tradição de longa data para os amantes de chocolate em Bauru. Entre as opções de sabores com (muito) chocolate estão o Sonho de Valsa, Sensação, Nutella, Brigadeiro, Oreo e Kit Kat.

Mais que Bolo

Como o próprio nome sugere, a confeitaria faz bolos maravilhosos, mas muitas coisas mais, como cupcakes, docinhos, tortas e bolos de pote. Sabores como o Kinder Bueno, Chocolate com Raspas e Trufado podem garantir a celebração da data.

Via GIPHY

Elizete Doces Finos

A Elizete produz doces desde 1989! Entre as opções para aproveitar o Dia do Chocolate estão bolos, tortas e uma variedade enorme de docinhos que vão dos mais finos até os tradicionais brigadeiros.

+ 8 Histórias curiosas de Bauru, a Springfield Brasileira

Rachel Doces e Bolos

A Rachel começou a vender doces durante a faculdade, para levantar um dinheiro extra, há mais de 20 anos. Pegou jeito e gosto pela coisa e não parou mais, para a alegria dos bauruenses! Além dos bolos tradicionais, Rachel também produz bolos temáticos, docinhos, brownies e cupcakes!

Vicakes

Especializada em doces gourmets, a Vicakes conta com um cardápio variado para atender os fãs de doces no Dia do Chocolate. Bolos, cupcakes, macarons, palhas italianas são apenas algumas das opções das delícias criadas por eles.

Ufa, foi tanta gostosura que deu até fome produzir esta matéria! Vai um chocolatinho aí?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui