Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.
__________
Realizar uma pedalada por 13 estados brasileiros fazendo um importante debate ambiental em torno da água foi a maneira encontrada pelo geógrafo e gestor ambiental Marcio Francisco Martins para alertar a população brasileira para as mudanças climáticas em curso. A aventura de bicicleta passou por áreas urbanizadas e por pequenas cidades, além de remar no Rio Doce após o rompimento da barragem de Fundão em Mariana/Minas Gerais.
Todo o material captado pelo jauense deu origem a um documentário que estará disponível no YouTube em seis episódios.
Segundo ele, o Pedalágua tem a intenção de despertar o povo brasileiro para o debate ambiental e promover uma discussão sadia em torno de uma das maiores riquezas que o Brasil possui, a água.
“O ano de 2015 trouxe à tona um sentimento de total despreparo da população para lidar com o assunto da falta de água. Os Estados do RJ e de SP entraram em colapso pela redução dos níveis de seus reservatórios e pouco mais de um ano depois a população e a mídia se esqueceram desse assunto”, explica Marcio.
A ideia do projeto é descobrir por que o uso da água em um país tão rico na disponibilidade deste recurso se dá de forma tão desigual pela sua população. “É inadmissível que parte da população brasileira não tenha acesso a água e outra use este bem coletivo de forma incorreta e com desperdícios”, pontua Márcio.
A situação da água no Brasil é um pouco mais confortável que em outros países em termos de disponibilidade. O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda esta abundância, a população sofre, pois, a distribuição é feita de modo irregular.
“Existe uma mudança climática em curso e nós não sabemos se as estações do ano se comportarão da mesma maneira quanto às chuvas”, acrescenta o geógrafo.
DIFICULDADES
Com o dinheiro do carro que vendeu antes da viagem, o professor Márcio visitou os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele chegou a dormir em igrejas, universidades, casas de apoiadores do projeto e na rua.
Para saber mais, clique aqui e assista ao vídeo!
E aí, é muito interessante, né? Devemos repensar o nosso uso da água!
Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.
__________