Fundada na sua primeira apresentação, dia 14 de abril de 2001, o Projeto Musicalizando é um grande passo e iniciativa para crianças e jovens praticarem seu talento e aprenderem com a música! ??
O coordenador voluntário do projeto, Claudemir Ferreira, conta como surgiu a ideia:
“Num dia conversando com o presidente fundador, Roberto Andreucci, ele me falou da dificuldade que tinha em mostrar a escola para a cidade, e precisava formar uma fanfarra para ela se apresentar nos desfiles cívicos, e aí sim a cidade iria conhecê-la.”
Desfile em Botucatu, 2014

Desfiles, coral e orquestra!
Claudemir, que na época já organizava a Banda Marcial do Cepra, conseguiu ajuda de vários amigos comerciantes, conseguindo 24 instrumentos! E após alguns ensaios, desfilaram no aniversário da cidade em 2001, fazendo a grande estreia!
Após a formação do Coral, encontraram condições para formarem uma orquestra e conseguiram mais 35 instrumentos de sopro e uma bateria. Com mais professores e eventos marcados para apresentações, o projeto foi se tornando um sucesso, com vários alunos participando tanto do coral, quanto da orquestra.
“Eram praticamente os mesmos alunos talentosos que formavam o Coral e a Orquestra . Dessa forma quem nos convidava para as apresentações recebia os dois esquemas musicais“.
Apresentação da Orquestra, 2013

Um grande alcance
Desde então, o Projeto Musicalizando se fez presente em vários lugares do país: Memorial da América Latina, programas de TV, festivais e vários eventos de diversas cidades.
Durante a pandemia, o projeto seguiu com suas aulas em formato online. Com altas expectativas para o retorno presencial, o Projeto Musicalizando já integrou – e ainda integra – mais de 650 crianças e jovens e ainda conta com vários patrocinadores que apoiam o projeto que inspira muita gente!
Apresentação em formato online

Fotos: Projeto Musicalizando