Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições de referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, iniciou a instalação de Ecopontos para realização da coleta de óleo de cozinha em áreas públicas do município, visando à conscientização ambiental da população sobre os riscos quanto ao descarte incorreto deste material.


O secretário Vanderlei Dolce destacou a importância ambiental desta ação.

“Sabemos que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água diretamente, chegando a 1 milhão de litros de água, ao longo do curso. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e quando descartados na pia da cozinha, por exemplo, alcançam os cursos d’água, causando descontrole do oxigênio e a morte dos seres vivos. Ainda, ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além da contaminação, ocorrerão problemas de entupimento do sistema de esgoto, dificultando a manutenção das redes, sendo que os custos para consertos e reparos se tornarão mais elevados.”


Para o assessor da Secretaria da Educação, Wilson Hakamada, responsável pela ação, a solução está na consciência e reciclagem do óleo, através da Educação Ambiental:
“A Educação Ambiental é uma das principais características do nosso programa, pois conscientiza a população a não despejar o óleo usado em locais inadequados e esclarece sobre os impactos ambientais negativos nas redes de esgoto, rios e demais recursos hídricos disponíveis. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais. Além disso, esse óleo incrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Por essa razão, faz-se necessário o uso de produtos químicos poluentes para desentupir essas instalações, o que leva a mais poluição e a mais despesas aos cofres públicos.”


COMO ARMAZENAR E COLETAR O ÓLEO USADO EM CASA?

Após utilizar o óleo, deixe esfriar por, pelo menos, 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa plástica e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve a garrafa a um ponto de coleta.
Confira os Ecopontos para coleta de óleo de cozinha em Marília:
– Bosque Municipal: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.001 – Res. Vale Verde.
– Garagem Municipal: Avenida República, 5.370 – Prolongamento Palmital.
– Ecoponto Sul: Rua Joaquim Dias, 45 – Nova Marília.


A ação é continua e os Ecopontos permanecerão instalados permanentemente, tendo como objetivo melhorias ambientais aos recursos hídricos, em promoção ao desenvolvimento sustentável do município de Marília.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400.


Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições de referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui