Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.


O Museu Municipal de Jahu é sem dúvidas um dos principais pontos turísticos para se visitar em Jaú. Contando com um riquíssimo acervo e relíquias, o museu é uma viagem no tempo na história da nossa amada cidade.

Desde junho de 2010, por votação unânime na Câmara Municipal, o museu leva o nome de “Museu Municipal José Raphael Toscano de Jahu”. Mas quem foi esse importante cidadão jauense? Descubra agora!

Placa do Museu Municipal de Jahu

O homem do museu

José Raphael Toscano, nasceu em 21 de maio de 1934 e faleceu em 17 de fevereiro de 2008 aos 74 anos e foi um grande professor de desenho. Em 1958 passou em primeiro lugar em um concurso público do Estado de São Paulo e ministrou aulas em escolas públicas e privadas de Jaú e do interior de SP.

Toscano foi assessor na Secretaria de Ensino e no Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Diretor de Educação na gestão do Prefeito Jarbas Faracco no final dos anos 60 e Secretário de Educação, Cultura Esportes e Turismo na gestão dos prefeitos Celso Pacheco de Almeida Prado e Sigefredo Griso entre os anos 80 e 90. Foi o fundador da Escola Jahuense de Artes e tem o nome em uma das cadeiras da Academia Jahuense de Letras desde 2010.

João Raphael Toscano

Livro em homenagem

Um livro sobre os feitos históricos do aviador João Ribeiro de Barros foi escrito por ele para ser distribuído nas escolas municipais de Jaú, a obra conta com mais de 350 páginas e cerca de 300 fotos e levou 3 anos de pesquisas. Por problemas burocráticos o livro não foi publicado na época, só sendo impresso em 2002 como uma edição comemorativa e exposto na Semana da Asa em homenagem a João Ribeiro de Barros no Campo de Marte, Aeroporto de Congonhas e no Helipark Carapicuiba.

José Raphael Toscano foi uma pessoa de grande contribuição histórica em nossa cidade e merece todas as homenagens. E você? Conhecia a história do homem que leva o nome do Museu de Jaú?

Livro sobre João Ribeiro de Barros

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.


Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.



Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui