Entre centenas de propostas, alunos do 3º Ano do ETIM de Química da ETEC de Lençóis Paulista chegaram aos 20 semifinalistas de um projeto!

Logo oficial do projeto

Prêmio

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve for Tomorrow, programa global da Samsung, divulgou no dia 24 de agosto a lista dos 20 projetos semifinalistas de sua 8ª edição. Em seu conjunto, as ações selecionadas propõem respostas tanto para problemas locais, com destaque para o desenvolvimento sustentável, quanto globais.

Viveiro de plantio onde os tubos são utilizados

O projeto

Grande parte dos projetos apresentam ideias relacionadas à sustentabilidade, como o desenvolvimento de bioplástico, biofilme, tijolo ecológico, sabonete naturais, além de uma iniciativa de reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás.

E nesse cenário a turma do 3º Ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio de Química da ETEC Cidade do Livro se destacou apresentando uma proposta propícia para a situação ecológica e regional: Tubos de plantio biodegradáveis.

O projeto desenvolvido prevê a substituição dos recipientes de plástico utilizados para cultivar as mudas nos viveiros, os tubetes, por um modelo biodegradável, feito a partir de borras de café e bagaço de cana, dois resíduos encontrados em abundância no Estado de São Paulo.

Estudantes da equipe finalista

A equipe

Os alunos envolvidos: Ana Cecília Pereira dos Santos, Janaina Faria Ferraz, Júlia Prado de Matos, Leonardo Teixeira Sanzovo Fraga e Maria Eduarda Leda Lopes seguem trabalhando sob a supervisão de duas professoras, Viviane Morais Leo como coordenadora e a professora Luciana Vieira Carvalho Hueb como apoio acadêmico.

Professora Coordenadora Viviane Morais Leo
Professora Apoio Luciana Vieira Carvalho Hueb

Por enquanto, os 20 semifinalistas estão criando seus protótipos, que devem ser apresentados até o final deste mês. E em outubro descobrirão quem serão os 10 finalistas.

Estamos todos torcendo para o sucesso da equipe! E felizes pela visibilidade e alcance que conseguiram com seu projeto!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui