O enfermeiro-supervisor, Cláudio Renato Rizzo, da Unidade de Intercorrências Oncológicas do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, ficou todo feliz ao receber seu crachá humanizado. A ideia é mostrar o sorriso do profissional por trás das máscaras e demais itens de segurança sanitária para uma aproximação ainda maior com os pacientes.

Cláudio com o crachá humanizado – Foto: Hospital Amaral Carvalho

Esta é uma das atividades que a Organização Não Governamental (ONG) ImageMagica, de São Paulo, promove até o dia 1° de abril com funcionários, pacientes e acompanhantes do hospital. Sob o lema da humanização, o projeto “Saúde e Cultura” prevê videochamadas com pacientes, oficinas fotográficas, exposição de fotografias e momentos de reflexão com confecção de cartazes e elaboração de mensagens de apoio e carinho. O projeto engloba diversas atividades que estimulam o olhar dos profissionais de saúde, para refletir sobre o espaço que frequentam e a relação de acolhimento entre si e seus pacientes.

VISITAS VIRTUAIS

Para amenizar o isolamento dos pacientes durante a internação, a ONG auxilia a equipe de saúde na realização das videochamadas, diminuindo, assim, o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Considerando que os pacientes nem sempre têm condições de ficarem com seus celulares e há muitos idosos que não sabem usar a tecnologia. E uma das maneiras de manter contato com a família é por meio desta iniciativa. As emocionantes chamadas são realizadas com celulares disponibilizados pela ONG exclusivamente para o projeto.

Paciente em contato com familiares – Foto: Hospital Amaral Carvalho

OFICINA FOTOGRÁFICA

No local, são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com os profissionais do hospital. Nestes encontros, eles são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo de forma diferente.

Funcionário do HAC sendo fotografado – Foto: Divulgação/ImageMagica

FÓRMULA DO CUIDAR

A partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores que resultam em material visual construído pelos participantes.

“Quando tivemos esse momento de parar e olhar as imagens, eu saí do modo automático. Ao ver foto de uma criança sendo acolhida por um profissional, eu percebi que, de alguma forma, a gente também faz isso. Eu pude visitar minhas emoções como pessoa e ser humano para além da minha atividade como profissional”, refletiu Cynthia de Oliveira, uma das profissionais de saúde que participou do projeto.

SERVIÇO

Local: Hospital Amaral Carvalho

Endereço: Rua Doná Silvéria, 150 – Chácara Braz Miraglia

Crédito: Divulgação/ImageMagica

Gostou da iniciativa? Conta pra gente!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui