O enfermeiro-supervisor, Cláudio Renato Rizzo, da Unidade de Intercorrências Oncológicas do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, ficou todo feliz ao receber seu crachá humanizado. A ideia é mostrar o sorriso do profissional por trás das máscaras e demais itens de segurança sanitária para uma aproximação ainda maior com os pacientes.
Esta é uma das atividades que a Organização Não Governamental (ONG) ImageMagica, de São Paulo, promove até o dia 1° de abril com funcionários, pacientes e acompanhantes do hospital. Sob o lema da humanização, o projeto “Saúde e Cultura” prevê videochamadas com pacientes, oficinas fotográficas, exposição de fotografias e momentos de reflexão com confecção de cartazes e elaboração de mensagens de apoio e carinho. O projeto engloba diversas atividades que estimulam o olhar dos profissionais de saúde, para refletir sobre o espaço que frequentam e a relação de acolhimento entre si e seus pacientes.
VISITAS VIRTUAIS
Para amenizar o isolamento dos pacientes durante a internação, a ONG auxilia a equipe de saúde na realização das videochamadas, diminuindo, assim, o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Considerando que os pacientes nem sempre têm condições de ficarem com seus celulares e há muitos idosos que não sabem usar a tecnologia. E uma das maneiras de manter contato com a família é por meio desta iniciativa. As emocionantes chamadas são realizadas com celulares disponibilizados pela ONG exclusivamente para o projeto.
OFICINA FOTOGRÁFICA
No local, são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com os profissionais do hospital. Nestes encontros, eles são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo de forma diferente.
FÓRMULA DO CUIDAR
A partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores que resultam em material visual construído pelos participantes.
“Quando tivemos esse momento de parar e olhar as imagens, eu saí do modo automático. Ao ver foto de uma criança sendo acolhida por um profissional, eu percebi que, de alguma forma, a gente também faz isso. Eu pude visitar minhas emoções como pessoa e ser humano para além da minha atividade como profissional”, refletiu Cynthia de Oliveira, uma das profissionais de saúde que participou do projeto.
SERVIÇO
Local: Hospital Amaral Carvalho
Endereço: Rua Doná Silvéria, 150 – Chácara Braz Miraglia
Gostou da iniciativa? Conta pra gente!