Ansiedade, nervosismo, decisões de vida,… essas são algumas das várias sensações que uma famosa palavrinha causa em qualquer estudante – VESTIBULAR!

Seja de quem acabou de encerrar o Ensino Médio e almeja entrar na graduação, seja de quem resolveu assumir uma nova carreira na vida, a prova mais esperada do ano exige preparação, controle emocional e muita disciplina.

E, se você não passou por isso ainda, não precisa se apavorar, preparamos 3 dicas fundamentais para vocês, jovens vestibulandos:

  • Estude e atualize-se: realmente o vestibular não é uma prova fácil e sim inteligente. As provas misturam conteúdos das ciências e atualidades cotidianas. Esteja sintonizado nas matérias e nas notícias para se preparar para a prova.
  • Organize-se: não perca inscrições, datas, locais e, principalmente, os horários das provas. Monte uma tabela, agenda ou mural e anote todas as informações sobre os vestibulares para se organizar.
  • Alimente-se: já diziam nossas avós “saco vazio não pára em pé”. Este é um ano de muito estudo, mas também de reforço físico e emocional para o exame. Faça todas as refeições diárias, de forma disciplinada, para que os estudos sejam efetivos e produtivos.
(Créditos: Green Chmeleon/ Unsplash)

Calendário

Aproveitando a ocasião, já anota na agenda as datas dos vestibulares 2020 das principais instituições do país:

Enem 2019:

O Exame Nacional do Ensino Médio, além de ser um excelente avaliativo para jovens estudantes, é considerado o principal processo seletivo para ingresso no ensino superior do país. A data limite de pagamento da taxa é até o dia de hoje. Os exames estão previstos para acontecer nos dias 03 e 10 de novembro.

A prova é, em alguns casos, o exame responsável pela entrada de estudante na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Unicamp

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2020 terão início no dia 01 de agosto de 2019. O vestibular é responsável pela seleção dos alunos interessados em adentrar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizado em duas etapas, a primeira fase está prevista para o dia 17 de novembro de 2019 e a segunda para os dias 12 e 13 de janeiro de 2020.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP), dividida em 24 campi, é uma das principais universidades do estado de São Paulo. Também realizada em duas fases, a prova paulista está prevista para acontecer em 15 de novembro de 2019, a 1ª fase, e em 15 e 16 de dezembro de 2019, a 2ª fase.

USP

Aplicado pela Federação Universitária para o Vestibular (FUVEST), o vestibular da USP, a principal universidade do país – localizada no estado de São Paulo, ainda não tem data marcada. Para saber das aberturas de inscrições e datas das provas, acompanhe a página da universidade.

E lembre-se: não se atrase! ;D

Fontes: EducaBrasil; Fuvest; Vunesp.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui