Cada vez mais os colégios enfrentam o desafio de estimular seus alunos a lerem e a interagir com os livros. Em meio a tecnologia da era digital, muitas crianças e jovens crescem sem ao menos apreciar a leitura das histórias escondidas por ai.
Pensando em estimular seus alunos a lerem de maneira espontânea, uma escola da região Ponta Verde, em Maceió-AL, criou o “Restaurante da Leitura”. O espaço refeitório montado por professores com a colaboração dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, busca levar a leitura através de atividade lúdica.
Preparando a refeição
Lá, os alunos podem escolher entre cinco “pratos” servidos: silêncio, concentração, leitura, encantamento e imaginação. Além também de optar entre apenas degustar ou “devorar o livro” de acordo com a sua preferência, como conta a professora Giselma Torres, idealizadora do projeto.
“A tecnologia é muito boa, mas nosso desafio aqui é que os alunos deixem os celulares de lado e sentem aqui na mesa para desfrutar de uma boa leitura. E o resultado está sendo muito positivo”, relata.
Para a coordenadora pedagógica Léa Karla Carvalho, o maior desafio é fazer com que os pais entendam também os seus papéis na hora de contribuir com a leitura dos filhos.
“Tem pais que dão celulares e tablets, mas esquecem de sentar e ler um livro com seus filhos. Tem alunos que não possuem nenhum livro em casa”, comenta ela, ao mostrar que o estímulo deve ser uma ação conjunta entre colégio e pais.
Clientela mirim
Para as crianças, a brincadeira proporciona muito conhecimento.
“Eu aprendi muito mais assim. Eu leio livros pelo celular, mas essa forma de incentivar a leitura é muito boa”, comenta Bia, uma das alunas clientes de apenas 7 anos.
Atitudes que nos inspiram a cada vez mais buscar uma educação rica em criatividade e inovação. Por mais casos como este em nossos colégios!
Fontes: Razões para acreditar; G1.
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