A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou, nesta quarta-feira (20), a primeira dose da vacina contra a covid-19. A auxiliar de enfermagem Joana Darc Lopes Faria, de 53 anos, foi a primeira pessoa a ser imunizada na cidade. Ela foi escolhida para representar todos os funcionários da saúde que lidam diretamente com o atendimento aos doentes. Araçatuba recebeu 3.640 doses da vacina Coronavac.

A vice-prefeita Edna Flor, que no ato representou o prefeito Dilador Borges, disse que este foi um dia histórico para toda a sociedade. “É um momento muito especial, emocionante. Estou muito emocionada. Vacina que começa com v, de vida, de vitória. Esta vacina vem acender uma luz no fim do túnel. É o início de um novo tempo, de uma nova vida. É a vitória da ciência, é a vitória da vida. É a esperança”, afirmou Edna Flor.

A chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Aparecida Nava, emocionada, afirmou disse que a vacinação era um divisor de águas para história. “Desde março estamos vivendo uma história muito complicada e muito triste, onde nós perdemos pessoas, amigos e familiares. E esta vacina vem para municiar os profissionais de saúde para os profissionais nesta batalha para vencer esta guerra. Eu tenho certeza que o que vivemos hoje é o ponta pé inicial de uma nova história”, destacou ela.

Joana Darc confessou que ficou surpresa em ser escolhida, mas que aceitou o convite em respeito aos colegas de profissão. “Tem sido dias difíceis. Perdemos colegas de trabalho para esta doença. Agora, estou aqui em nome de todos eles.”

A primeira remessa de vacinas será priorizada aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate a covid-19, ou seja, público considerado com maior vulnerabilidade devido ao frequente contato com pacientes nas unidades de atendimento, como por exemplo, UTI, SAMU e Pronto Socorro. Posteriormente, serão vacinados idosos acima de 60 anos, indígenas e/ou quilombolas. Os demais seguirão o Plano Nacional de Imunização.

Como será a vacinação?

A Prefeitura de Araçatuba divulgou as novas diretrizes do Governo Estadual para vacinação contra a Covid-19 e informa que já está preparada com unidades de vacinação, equipe capacitada e insumos suficientes, além da programação, que respeita as determinações do Ministério da Saúde e estaduais.

A 1ª Fase iniciará assim que chegarem as vacinas em Araçatuba e deverá ir até 28 de março, com cronograma de etapas que tem público-alvo prioritário de profissionais da saúde, indígenas e/ou quilombolas. Em Araçatuba, a primeira remessa de vacinas será destinada aos profissionais da saúde com maior risco biológico, ou seja, público considerado com maior risco de infecção e transmissão, em razão do frequente contato com pacientes nas unidades de atendimento. Para esse público, as datas de vacinação iniciarão assim que a cidade receber as primeiras doses e 15 de fevereiro para a segunda dose.

Os insumos e materiais foram previstos de acordo com os dados de população no censo do IBGE, considerando a 1ª e a 2ª dose da vacina. O Governo do Estado de São Paulo forneceu 47.000 (quarenta e sete mil) seringas e 55.000 (cinquenta e cinco mil) agulhas para a 1ª dose da vacina ao município de Araçatuba, que aguarda nova remessa destes para a 2ª dose.

Considerando os serviços que serão atendidos na 1ª fase de vacinação contra o Covid-19, sendo a prioridade de vacinação o profissional de saúde, devido a facilidade de manejo e organização dos Serviços de Saúde, fica definido que cada instituição deverá operacionalizar e vacinar seus colaboradores.

O monitoramento da cobertura vacinal será realizado diariamente pela Vigilância Epidemiológica Municipal, em conjunto com Atenção Básica, através do Sistema SIPNI, de planilhas e de outro sistema que poderá ser adotado pelo Estado. O monitoramento é de extrema relevância, pois implicará no fornecimento das doses de vacina para o município. Os próximos públicos–alvo e locais de vacinação serão divulgados posteriormente.

APOIO E SEGURANÇA

Por meio de uma cadeia de frio estruturada, mantém-se rigoroso monitoramento e controle da temperatura, desde as plantas produtoras até os pontos de vacinação, visando a preservação adequada e evitando a exposição dos imunobiológicos distribuídos a condições diversas.

Os Serviços de Urgência e Emergência, Pronto Socorro Municipal e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão preparados para atendimento de quaisquer intercorrências, relacionadas ou não aos efeitos adversos graves que possam ocorrer após aplicação da vacina. Todos os postos de vacinação estarão preparados para acolher as situações adversas de acordo com os protocolos de urgência para primeiro atendimento, avaliação e conduta de cada caso.

Os profissionais que receberão a vacina são os que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, Hospital Unimed, Hospital Central, SAMU, Pronto Socorro, Hospital Ritinha Prates, Ambulatório de Especialidades (AME), Centro Espacialização em Atenção Psicossocial- CEAPS, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório de Infecção Sexualmente Transmissível (IST), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Assistência Especializada e Vigilância Epidemiológica.

Postos Volantes, sistema drive-thru e locais já estão definidos, porém serão colocados em funcionamento conforme a necessidade, considerando que inicialmente os profissionais serão vacinados no local de trabalho.

POSTOS FIXOS

Araçatuba Shopping – Horário: Segunda a Sexta das 10h às 22h, Sábados, Domingos e Feriados 13h às 18h
Shopping Praça Nova – Horário: Segunda a Sexta das 10h às 22h, Sábados, Domingos e Feriados 13h às 18h
Posto Polícia Militar – bairro São José – Horário: Segunda a Sexta das 08h às 17h
Águas Claras – Lar Caminho de Nazaré – Horário: Segunda a Sexta das 08h às 17h
Atlântico – CRAS Etemp – Horário: Segunda a Sexta das 08h às 17h

DRIVE-THRU

Recinto de Exposições – Horário: Segunda a Sexta das 8h às 19h
Estacionamento do Núcleo de Gestão Assistencial – NGA – Horário: Segunda a Sexta das 8h às 19h
Araçatuba Shopping – Horário: Segunda a Sexta das 10h às 22h; Sábados, Domingos e Feriados 10h às 22h.

ZONA RURAL

UBS Água Limpa – Horário: 08h às 14h
UBS Prata – Horário: 08h às 14h
UBS Taveira – Horário: 08h às 14h
UBS Jacutinga – Horário: 08h às 14h

PRÓXIMOS GRUPOS

Idosos de 75 anos ou mais, com previsão de vacinação a partir de 08/02 – primeira dose e 01/03 – segunda dose.
Idosos de 70 a 74 anos – 15/02 – primeira dose e 08/03 – segunda dose
Idosos de 65 a 69 anos dia 22/02 – primeira dose e 15/03 – segunda dose
Idosos de 60 a 64 anos com data prevista para 01/03 – primeira dose e 22/03 – segunda dose.

Todos os pacientes acamados devidamente cadastrados em suas respectivas Unidades Básicas de Saúde serão vacinados pelas as Equipes de Estratégias Saúde da Família, em seu domicílio, com agendamento prévio de acordo com o cronograma de ações estratégicas.

Importante ressaltar que as datas poderão sofrer alterações pelos órgãos competentes.

Fonte: Prefeitura de Araçatuba.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui