Nos últimos meses, com o medo de transmissão do Coronavírus e das medidas de isolamento aplicadas, os hemocentros de todo o estado de São Paulo têm sentido (e muito!) a falta de doadores.

Aqui em nossa região, por exemplo, a Colsan, em Jundiaí, registrou queda de 50% nas doações de sangue nos últimos meses. E desde o começo da pandemia a situação não era nada boa, a ponto de em abril de 2020, das três geladeiras que armazenam as bolsas de sangue coletadas no hemocentro, apenas uma precisar ficar ligada. ?

Mas, e o Coronavírus?

Mesmo com a decretação de quarentena e a proibição de diversos estabelecimentos, os hemocentros continuaram abertos e realizando coletas durante toda a pandemia. E claro, as medidas de segurança e prevenção contra o Coronavírus têm sido seguidas à risca: desde o agendamento de doações para evitar aglomerações e da higienização dos locais, até o uso à vontade de álcool gel pelos doadores e o respeito à distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

Continua seguro

E a própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem orientado os procedimentos para que a doação de sangue permaneça 100% segura. Seguem proibidos de fazer a doação:

  • Quem viajou para países com transmissão local e com casos confirmados da doença. Não poderão doar por um período de 14 dias após a chegada da viagem;
  • Aos que já tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pelo Coronavírus. No poderão doar por 30 dias após a completa recuperação da doença, isto é, quando estiverem sem nenhum sintoma ou sequelas;
  • As pessoas que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial do Coronavírus. O período que não poderão doar será o de 14 dias após o último contato;
  • Finalmente, quem já estiver em isolamento por sintomas de possível infecção pelo Coronavírus. Não poderá doar enquanto durar o isolamento (ou seja, de pelo menos 14 dias).

Estou bem! Posso doar?

Claro! Lembrando que a idade recomendada para doar sangue é dos 16 até os 69 anos, sendo que menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis ou possuir um documento de aprovação. Para quem quiser doar sangue depois dos 60, a regra é já ter doado antes, em algum momento da vida.

Ah, e estar em boas condições de saúde é primordial, né? Por isso, assegure-se de tomar ao menos 2 copos de água e estar bem alimentado e pesando no mínimo 50 kg. Se for doar depois de comer, espere por duas horas e evite consumir alimentos gordurosos. Também tenha a certeza de estar descansado e de ter dormido por pelo menos seis horas antes da doação.

Colsan ainda lembra para os doadores agendarem a doação por esse site aqui ou pelos aplicativos para Android ou iOS, e de também levarem um documento de identidade oficial com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação) e, caso necessário, também a receita médica de medicamentos adquiridos em farmácias de manipulação, para avaliação.


Prontinho! Essa pequena ação fará a diferença na vida de várias pessoas: sua doação pode ajudar até 4 vidas! Previna-se, cuide de sua saúde e seja um herói na vida de diversas outras pessoas. Doe sangue! ❤〰❤

Serviço

Associação Beneficente de Coleta de Sangue – Colsan Jundiaí

  • Endereço: Rua XV de Novembro, 1848 – Vila Municipal
  • Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 7h30 às 12h30
  • Contatos: (11) 4521-0405 • (11) 4521-4025

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Itupeva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui