Hoje é o Dia Nacional do Turismo e ontem foi o dia do turismo ecológico. Mas você sabe o que é ser ecológico?

Capivara feliz (Reprodução: Giphy)

O foco é não criar danos ao meio ambiente e impedir que ocorram tantos danos por meio de suas interações com ele. Confira a lista que fizemos:

Consumo consciente

Afinal, como fazer um consumo consciente? É apenas comprar coisas usadas? A resposta é não.

O principal é pensar no antes e depois da mercadoria. Como ela foi produzida e como será seu descarte. Você pensa nisso quando compra uma garrafa de água, por exemplo?

O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente

O Princípio dos 3R’s é uma das formas de praticar o consumo consciente sem quebrar muito a cabeça. Além de ser facilmente lembrada ao longo do dia.

  • Reduzir significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.
  • Reutilizar é, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.
  • Reciclar envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem.

Fonte: site do Ministério do Meio Ambiente

Respire ar puro

Parece simples mas, de acordo com informações de 2019, Araçatuba tem um déficit aproximado de 200 mil árvores.

A legislação ambiental municipal prevê compensação para cada árvore removida, seja por particulares ou pelo poder público, para a construção de vias, por exemplo. A quantidade varia de acordo com a espécie, caso seja exótica, a compensação é de dez mudas; se for nativa; são 20; e se ameaçada de extinção, como o jatobá, são 50 mudas.

Existe na cidade a ONG Clube da Árvore, desde 2005, que faz o plantio de mudas arbóreas em canteiros, praças e escolas.

Além de ministrar palestras orientando, despertando e difundindo informações voltadas às questões socioambientais, através de parcerias, também realizam o curso de “Produção de Mudas Nativas“, que é aberto a quem tiver interesse e terá as inscrições abertas em breve.

Também são desenvolvidas atividades de Educação Ambiental nas escolas, como oficinas, confecção de hortas, viveiros de mudas e plantio de árvores.

Entre os projetos estão o Bombeiro Mirim, o Projeto Desenvolver, uma parceria onde ministram aulas uma vez por mês para crianças e o projeto Sala Verde, que é feito em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e recebe crianças, jovens e adultos para falar sobre educação ambiental. Para participar deste projeto foi necessário uma inscrição junto ao Ministério e o Clube da Arvore recebeu materiais específicos para educar.

Este ano eles farão 15 anos trabalhando em prol da cidade e do meio ambiente.Os plantios de mudas, geralmente, são aos fins de semana. Você pode saber quais são os dias e datas através do Instagram @clubedaarvoreata.

Para fazer parte do time de voluntários e de associados, basta entrar em contato pelo telefone (18) 3305-6517 ou enviar um e-mail para: clubedaarvore.aracatuba@uol.com.br.

Rua não é lixo

Araçatuba possui muitos animais na rua, entre eles a conhecida capivara. Que habita as margens do Parque Baguaçu e da Lagoa do Miguelão, além de darem passeios pela cidade inteira. Elas são o maior roedor do mundo e algumas são até carismáticas.

(Reprodução: web)

Ok, mas o que isto tem a ver com jogar lixo na rua? TUDO!

As capivaras, os gatos, os cachorros e todos os outros animais que vagueiam por nossas ruas comem tudo que há pela frente. E é pensando neles que devemos guardar nosso lixo ou encontrarmos alguma lixeira municipal para o descarte.

Para descartar de recicláveis (alumínio, papel etc.) você pode entrar em contato com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba (ACREPOM) através do número 18 3625-2808. 

E aí, achou difícil ser ecológico? Garantimos que com o tempo tudo fica naturalmente sustentável!


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui