Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.


Cada cidade, estado, país e até times de futebol tem sua própria bandeira. Ela é um símbolo visual composta por formas geométricas, cores, emblemas e brasões que carregam muitos significados e histórias. Hoje, vamos conhecer sobre a bandeira da nossa cidade Jaú.

Bandeira de Jaú

A Bandeira

A bandeira da cidade de Jaú é sextavada, ou seja, é composta por seis lados. No círculo central fica o brasão do município. As cores presentes na bandeira são o amarelo, azul, branco e vermelho e cada uma tem o seu significado:

  • Amarelo – Riqueza, glória, esplendor e mando
  • Azul – Justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade
  • Vermelho – Audácia, coragem, valentia e intrepidez
  • Branco – Paz, trabalho, religiosidade, amizade e pureza

O Brasão

Brasão da bandeira de Jaú

O Brasão da bandeira de Jaú foi criado por Roberto Thut com supervisão do arquiteto Fernando Martins Gomes. Os elementos simbólicos contam com o rio e o famoso peixe Jahu. A águia representa a travessia histórica de João Ribeiro de Barros ao Atlântico, e há também o nome da cidade dentro da hélice representada pelo avião usado pelo aviador jauense.

A torre em forma de coroa representa Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira de Jaú que dá nome a igreja matriz. As duas árvores em cada lado do brasão representam as antigas matas virgens, a perobeira a esquerda e o cafeeiro no canto direito.

A bandeira da nossa querida Jaú traz toda a bagagem histórica de nossa cidade, como os feitos históricos de João Ribeiro de Barros, religiosidade, natureza e agricultura.

Você já sabia de todas essas informações? Conta para gente nos comentários.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui