Antônio Luiz Martins, mais conhecido como Tony, é o tipo de pessoa que de longe você sabe que tem muito a ensinar. Ele me revelou tantas sabedorias, que daria para escrever um livro. Nasceu e morou a vida toda em Botucatu. Teve uma juventude movimentada, sempre independente. Aos 18 anos já era funcionário público da Unesp-Lageado. Tinha tantos prazeres: o futebol, o violão, os amigos e a vida boêmia. 

O acidente 


No dia oito de novembro de 1991, aos 26 anos, sofreu um acidente de carro. Os três amigos que o acompanhavam tiveram apenas pequenos arranhões, mas Tony teve a notícia de que havia ficado tetraplégico. Seus movimentos eram apenas do pescoço para cima. Daí em diante aconteceriam grandes mudanças. A maior delas, aconteceria dentro dele.  

“Os primeiros cinco anos foram os mais difíceis. A adaptação é demorada, aceitar a realidade pode doer muito.”  

A tristeza era cotidiana, um vazio enorme. As horas não passavam e ele reavaliava sua vida até ali. A pergunta vinha: Por que comigo?  

O suporte da família e o apoio dos poucos amigos que ficaram após o acidente, foi o que fez Tony conseguir encarar a nova vida. Precisou passar por três cirurgias, tratamento em São Paulo e muita fisioterapia.

A arte  

Foi justamente de sua fisioterapeuta a ideia da pintura em tela. A princípio ele não levou a sério, mal sabia que sua vida estava prestes a (re)começar. 
Na arte ele se descobriu, se encontrou, se entregou.  

Após alguns anos pintando, seus quadros começaram a chamar atenção. Eram detalhes e cores que cativavam. Algo dentro dele começou a despertar. Nascia ali um novo homem.  

Tony ressignificou sua existência
Foto: Bianca Camargo

Foi convidado a dar aulas de pintura para idosos, depois para crianças e adultos no Projeto Escola da Família, onde chegou a ganhar até prêmio. Viver finalmente fazia sentido. Sentiu-se fortalecido. A cadeira de rodas, que antes era vista com repúdio, agora se tornava sua companheira, nada mais o impedia.  

“Sempre senti que o desafio me procurava, e agora eu me sentia capaz para enfrentá-lo.”  

Começou como uma terapia, virou profissão
Foto: Facebook

História de amor  

Que a arte virou a inspiração da vida de Tony, isso já deu para perceber. Mas o amor chegou quando conheceu Bernadete. Ele tinha muito medo de se relacionar e foi ela quem lhe mostrou o amor, aos pouquinhos. ”Mulher da minha vida”, disse ele em um breve sorriso.   

A conversa que começou na internet, virou realidade. Depois de se conhecerem, namoraram por quatro anos, casaram e compraram a casa. “Tudo tem seu tempo”, repetia.  

Namoro virtual que virou casamento, Tony e Bernadete já estão a 10 anos juntos
Foto: Bianca Camargo

Reconhecimento  

Em outubro de 2010, Tony ganhou uma bolsa da APBP (Associação dos Pintores com a Boca e Pés), da Suíça. Viajou alguns países para mostrar sua arte. Hoje, além de bolsista, ele também dá aulas de pintura no seu ateliê, realiza palestras e vende seus quadros.  

Inspiração de vida  

Ele contou que com o acidente, começou a ter consciência e agradecer pelos pequenos milagres diários. 

“Eu sou mais feliz hoje. Sei o valor da vida, nada vale mais que acordar ao lado de quem você ama, o canto dos passarinhos, o sorriso de uma criança. Fiz uma lista do que eu ganhei e do que perdi após o acidente. Ganhei muito mais que perdi. Nada é por acaso.”  

Pedi um conselho e ele não exitou:

“Não desista nunca. Não tenha medo dos desafios. Não conhecemos o nosso poder, podemos tudo.”  

Herói Local

O Tony com toda certeza é um herói de Botucatu, ele encontrou na arte sua fonte de inspiração e seus quadros fazem muito sucesso, levando o nome da nossa cidade mundo afora. Se você quer conhecer um pouco mais sobre a linda história do Tony, não perca a Live com ele, hoje, às 20h, no Facebook da Solutudo Botucatu!

“Há mais estrelas no céu do que pedras no caminho.”
Foto: Anna Aglio

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Univem, instituição que apoia as boas notícias em Botucatu.

5/5 - (3 votes)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui