Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Projeto 676

Lançado a 52 anos, o primeiro Chevrolet nacional é, até hoje, a prova de que, o interesse por carros antigos não tem idade nem região. Não tem sequer, um motivo específico.

Alguns Opaleiros dizem que o design seria o responsável por tanta devoção, ou o ronco único do motor, outros irão remeter a lembranças ou tradições familiares.

Mas, independente do motivo, uma coisa é certa: entre os automóveis nacionais, pouquíssimos despertam um fascínio tão forte e atemporal quanto o Opala.

Verdadeiro divisor de águas na história da General Motors, o veículo foi anunciado dois anos antes de seu lançamento. Na época, o modelo ainda estava em desenvolvimento e foi divulgado com o nome “Projeto 676” criando imensa expectativa pelo lançamento.

Meses antes de sua estreia, comerciais com Jair Rodrigues foram veiculados com o slogan: “Espere um pouco mais, o seu carro vem aí”

Confira um dos comerciais de lançamento exibido em 1969:

Opaleiros de Lençóis Paulista

Em Lençóis Paulista, também existem alguns admiradores fiéis do Opala. Eles até criaram um grupo em 2011 que, atualmente conta com cerca de 60 pessoas. O grupo se reúne sempre que pode e chama atenção com seus possantes por onde passam. Eles são muitos mas, trouxemos alguns para falar um pouquinho sobre esse amor pelo clássico.

Renato Mineiro

Renato Carvalho, conhecido como Renato Mineiro, nasceu em Uberlândia-MG mas, como tinha família na região, esporadicamente vinha visitar Lençóis Paulista e tinha o sonho de morar aqui. Em 2001 pôde se mudar pro lugar que sempre sonhou. Aqui, conheceu sua esposa Thaís Silva, estão juntos desde 2005 e tem 3 filhos.

Apaixonado por motos, Renato não tinha contato com os carros antigos ainda. Foi já ao lado da esposa e filhos, que, em 2010, por influência de seu cunhado Denis, adquiriu seu primeiro veículo: um Opala 1973 de luxo, com 6 cilindros. Paixão que, hoje em dia, divide com a esposa e os filhos.

Julio Cesar

Júlio Cesar de Almeida tem 52 anos. O carinho pelos clássicos veio desde a adolescência de Julio, quando o carro ainda era usado como veículo oficial de grandes autoridades e políticos. Ele adquiriu seu primeiro Opala há quase 30 anos.

“Durante minha adolescência, o Opala era o que existia de mais perfeito no meio automobilístico”

Atualmente dirige um Opala 79 Comodoro, motor 6 cilindros, comprado a mais ou menos 2 anos. O veículo já é o 6° Opala que passa pela vida de Julio e sua esposa Mara.

Pai de 3 filhas e prestes a receber o primeiro neto, Julio conta que, quando as filhas mais velhas estão na cidade, é um verdadeiro alvoroço para decidirem qual vai dirigir primeiro. É a paixão da família toda.

Rodrigo Silva

Rodrigo Silva, 29 anos nutre o amor pelos clássicos desde a infância, sua principal influência foi o avô materno que teve alguns opalas ao longo da vida. Ainda muito novo, aprendeu a dirigir em um Comodoro 79.

Durante a adolescência, Rodrigo interagia com pessoas do Brasil inteiro em comunidades de Opala no Orkut. Entre esses tantas pessoas, haviam algumas da mesma cidade, com quem passou a ter relações mais próximas através de encontros para mexer nos carros ou apenas falar sobre eles.

Com 18 anos tirou sua habilitação, juntou todas suas economias e entregou a seu avó, para que ele o ajudasse a encontrar seu primeiro Opala.

“Meu saudoso tio chegou dirigindo o carro, pra mim era o melhor carro do mundo, um Opala Diplomata Coupe 1986, na hora que ele chegou, já reuni alguns amigos e saímos para dar uma volta de inauguração”

Rodrigo, apesar de atualmente morar em Bauru, foi um dos fundadores do grupo Opaleiros de Lençóis Paulista, juntamente com Renato e Dennis. Ele conta que o grupo já começou grande e que, com ajuda de algumas empresas da cidade, fizeram 4 edições do Encontro de Carros antigos de Lençóis Paulista, que sempre foi um sucesso de expositores.

Apesar de ter tido alguns outros modelos, entre eles um Caravan Comodoro 86 e um Opala 76, Rodrigo sempre esteve com seu primeiro carro, que é parte da família até hoje.

O antigomobilismo nunca morrerá!

Denis

Nascido em Lençóis Paulista, Denis Wilians é cunhado de Renato, com 39 anos, é um fã aficionado da General Motors. Essa paixão vem desde os 15 anos. Sempre conviveu com os clássicos, ainda menor de idade comprou seu primeiro Opala.

O modelo 73 foi vendido quando ele comprou o 74, mas recentemente ele pôde reencontrar o carango, que depois de muito rodar, retornou a Lençóis Paulista.

Casado com Marcia Oliveira há 24 anos, eles compartilham do mesmo amor pela montadora e estão sempre presentes nos eventos automotivos, os 3 filhos do casal também cresceram com grande carinho pelos clássicos e costumam acompanhar os pais em alguns encontros.

A paixão de Denis pela GM vai além dos automotores. Ele conta que foi muito difícil encontrar sua geladeira, mas ele queria uma produzida pela multinacional. Sim, senhoras e senhores, em 95 anos no Brasil, a General Motors já fez até geladeira! Elas foram produzidas de 1951 a 1979.

Denis conta que achou a geladeira em um quintal de Areiópolis, ela estava para descarte quando ele combinou a retirada da relíquia, restaurou-a e personalizou para que ela se parecesse mais com seu Opala. Após o episódio, ele tomou gosto pela restauração e já está com uma segunda geladeira restaurada para comercialização e prontinha para ir embora.

Além das geladeiras, Denis personalizou sua garagem com a logo da Chevrolet. Ele mesmo comprou a logo de um amigo e improvisou a luz de led atrás. A entrada da garagem também remete à marca que é a paixão da família.

Amizade que virou família

O grupo é figura confirmada em todos encontros de carros antigos da região, além de sempre presentes na festa do Opala, que normalmente ocorre em Julho mas, por causa da pandemia do coronavírus não irá acontecer esse ano.

O isolamento tornou os encontros mais esporádicos mas, Renato conta que sempre estão em contato e trocando ideias pelo Whats App e, recentemente, estiveram juntos no cinema drive-in, aqui mesmo em Lençóis Paulista. Cada um em seu carango, como orienta a Organização Mundial da Saúde.

A Solutudo e a Proeste, convidam você, amante dos clássicos da Chevrolet, a assistir a live dos Opaleiros, na próxima terça, dia 21, às 20h. No Facebook da Solutudo Lençóis Paulista.

Confira essas e outras ofertas no Facebook da Proeste Lençóis Paulista.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

  1. Que legal a reportagem dos opalas,sou um admirador e tenho um opala de luxo 1970 verde musgo com interior caramelo original bem bacana,Se quiserem fazer alguma matéria fiquem a vontade;Se precisar de fotos estou a disposição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui