Uma em cada três pessoas não têm acesso à água potável no mundo. Esse é o dado mais recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sobre o consumo de água. Pode parecer uma realidade muito distante para alguns, mas para outros é diária e exaustiva a busca por um elemento tão essencial à vida.
Infelizmente, o número de pessoas que morrem em decorrência de bactérias e protozoários presentes na água não tratada está na casa do milhão. E é por isso que alternativas imediatas são tão importantes para os países em desenvolvimento, que ainda sofrem com a falta de saneamento básico e água potável.

Para esse fim, uma importante ferramenta foi desenvolvida: o LifeStraw. Chamada de “flauta purificadora”, o dispositivo é um canudo que filtra instantaneamente 99,9% das bactérias presentes na água contaminada. A água, que pode ser sugada de lagos, rios e outros lugares inapropriados para o consumo, é filtrada pelo dispositivo e imediatamente se torna potável.
A invenção é capaz de purificar aproximadamente 5400 litros de água sem prejuízos ao filtro interno. A conta é equivalente a 4 pessoas hidratadas durante cerca de cinco meses!
Foto: Reprodução/LifeStraw Foto: Reprodução/LifeStraw
Além disso, a empresa responsável doa parte de seu lucro para crianças carentes do mundo todo e estima que mais de 1 milhão delas já receberam água potável através do dispositivo.
Fontes: Razões para Acreditar; Hypeness
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]