A maioria das pessoas já ouviu a famosa frase “nunca é tarde demais para aprender”. Felizmente, algumas pessoas não só acreditam nessa máxima, como a colocam em prática. Esse foi o caso da Dona Maria das Mercês Silva, que aprendeu a ler e escrever aos 60 anos

Mais do que isso: ela se tornou escritora e lançou um livro de 111 páginas!

A motivação que Dona Maria precisava veio do neto Felipe. A avó, que na verdade sempre foi mãe, criou o neto porque a filha não tinha condições. Além dele, criou mais 9 filhos. 

Dona Maria e o neto Felipe quando ela começou a frequentar as aulas de alfabetização. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Foi quando Felipe começou a ir para a escola que veio à tona a dificuldade de alfabetização da avó. Precisando de ajuda nas tarefas escolares e esbarrando com a limitação de Dona Maria, o menino resolveu ajudá-la. 

“A gente viu um colégio e estava escrito ‘EJA’ [Educação de Jovens e Adultos]. Eu não sabia o que era ainda”, conta Felipe em entrevista ao G1.

Mesmo sem saber o que era, ele conseguiu convencer a avó a se matricular no colégio. Foi a partir daí que ela se apaixonou pelo mundo dos estudos. 

“Vou para a escola e quando chego ainda fico até onze da noite, até me dar sono, lendo um livro e escrevendo.”

Dona Maria concilia a vida de estudante com o trabalho. Agora aos 70 anos, ela não pretende parar. 

A autora do livro “O Saber de Maria”. (Foto: Reprodução/TV Globo)

“O saber de Maria”

O livro “O saber de Maria” foi lançado por uma editora que se interessou pela história da senhora. A pernambucana, que vive em Curitiba (PR) com o neto, escreveu um livro de memórias e relatos. 

Dona Maria e Felipe continuam planejando sonhos. O neto quer ajudar a avó a ser professora, como ela gostaria de ser. Além disso, ela ainda pretende tirar carta e entrar em uma faculdade! 

Fontes: G1; Só Notícia Boa; Razões para Acreditar


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui