Quando falamos em ideias inovadoras estamos falando dos alunos do 3 ETIM em Química da ETEC Cidade Do Livro que através de um projeto inovador são finalistas do Concurso da Samsung: Respostas Para o Amanhã!

A ideia do projeto se iniciou pelos próprios estudantes que para desenvolver a ideia estudaram inúmeras realidades da região, desde o café, laranja até a cana de açúcar e foi analisando esse cenário que decidiram estudar a produção de bioplásticos!

Assim, produziram um tubete da extração da blenda de nanocelulose a partir da borra de café e da cana de açúcar, ao qual possibilitasse o desenvolvimento das mudas até sua plantação no solo, sem que ocorresse danos na planta e principalmente que fosse uma forma de diminuir a produção de plástico dos tubetes tradicionais.

“O tubete é uma parte de plástico, onde é feito o plantio inicial da planta, é ele que vai garantir que aquela semente vire uma plantinha e não morra, até ser vendida para o produtor que irá plantá-la no solo”, diz a professora Viviane Moraes.

A equipe conta que para desenvolver o protótipo passaram dias e noites estudando e realizando testes no laboratório da escola e para todo esse processo contaram com a ajuda das professoras Viviane Moraes Leo e Luciana Vieira de Carvalho Hueb que foram essenciais para direcionarem a equipe e gerir toda a montanha russa de sentimentos que cada etapa os proporciona.

“O professor é extremamente essencial, porque é ele que vai fazendo todo o caminho e gerencia as crises.. Já é tão difícil a gente estar motivado sozinho, mas a Vivi (professora) chegava e não deixava a gente ficar mal com as situações”, contam as alunas Duda Leda e Ana Cecília dos Santos.

Professoras Viviane Moraes Leo e Luciana Vieira de Carvalho Hueb

Os estudantes citam que o concurso proporciona mentorias com os profissionais da Samsung. Ao todo foram mais de 1843 projetos inscritos, ao qual os alunos lençoenses foram selecionados para a fase final entre os 10 melhores projetos!

Desde o início da competição, eles seguem desenvolvendo o protótipo e acreditando que podem inspirar outros jovens da mesma idade:

“A primeira pessoa que tem que acreditar no que você está fazendo é você mesmo porque nenhum outro vai acreditar e é também uma forma de inspirar os nossos colegas e as pessoas de Lençóis Paulista!

Os alunos contam que vieram muitas dificuldades, principalmente no cenário da pandemia com as aulas presenciais reduzidas, contudo vivenciaram momentos importantes que somente a juventude proporciona.

“O projeto foi bom porque aproximou alguns colegas que eu pensava que estavam distantes por causa da pandemia, de agradecer o que a escola nos deu e mostrar que aluno pode, e pode muito!” contam os estudantes.

Para a realização do trabalho a equipe também contou com parceiros fundamentais, como o  Instituto Lidera Jovens e para a professora Viviane, o incentivo aos alunos é de extrema importância:

“Eu to aqui pra demonstrar que se a gente continuar fechando, a gente trava tudo e não dá pra fazer nada, todos tem suas dificuldades porque estão no início da vida e se você dá um indicativo para fazerem coisas boas, eles seguem fazendo coisas boas. Eles podem fazer muito mais, mas precisam de apoio.” conta a professora Viviane.

A equipe é formada por Ana Cecília Pereira dos Santos, Janaina Faria Ferraz, Júlia Prado de Matos, Leonardo Teixeira Sanzovo Fraga e Maria Eduarda Leda Lopes e neste mês de Outubro irão receber o resultado final do concurso.

Acreditamos nos talentos lençoenses e desejamos sucesso a equipe! Comenta aqui o que você achou dessa iniciativa inovadora!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui