Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa que apoia as boas notícias de São Manuel.


Aposto que essa você não sabia: a famosa Casa Salemme aqui de São Manuel é a segunda loja mais antiga do Estado de São Paulo!

A Casa Salemme surgiu em 1875 em São Manuel, criada por Pietro Salemme, na vinda dos Italianos com a febre do Ouro Verde, cultivo de café na região. O local onde fica a Casa Salemme era uma fazenda que fazia a passagem de forasteiros pela região, os imigrantes italianos estavam indo para o Sul do país, mas a família Salemme se interessou pelas terras e decidiu ficar no local criando seu primeiro comércio na cidade.

Família Salemme

No começo, a Casa Salemme era uma casa de ferragens e vendia objetos como: enxada, machado, faca e tesoura para uso no campo. Em 1901, nasceu Eugênio Salemme, que manteve a tradição e os costumes da família, continuando com o comércio da família, além de fazer manutenção de armas importadas da Inglaterra, Espanha e da Bélgica.

Em 1927, nasceu Carlos Salemme, terceira geração, que continuou com os costumes e com os mesmos produtos vendidos. O atual proprietário é Carlos Salemme Filho, quinta geração, que toma conta da loja e mantém a tradição da família, faz venda atualmente de artigos de pesca e manutenção de chaves, fechaduras, carretilhas e molinetes há mais de 50 anos.

Atual proprietário é Carlos Salemme Filho
Casa Salemme está na quinta geração e é a segunda loja mais antiga do Estado de São Paulo

A mais antiga do estado

A loja mais antiga do estado é a Casa Instrumentos Musicais Beviláqua, em São Paulo.

Casa Bevilacqua remonta à década de 1840, quando o maestro italiano Isidoro Bevilacqua se mudou para o Rio de Janeiro, onde foi trabalhar como professor de música da família imperial.

Ali abriu, em 1846, uma loja de instrumentos musicais e partituras. Na virada do século XX, a Casa Bevilacqua inaugurou uma filial em São Paulo que, com o fechamento da matriz carioca, se tornou a única loja da empresa.

Conheça essa história também em vídeo:


Esse conteúdo é um oferecimento da PrataNet, empresa que apoia as boas notícias de São Manuel.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui