Shows presenciais gratuitos com artistas ligados às tradições musicais do estado de São Paulo. Os espetáculos, que incluem manifestações musicais caipira, caiçara, afro-brasileiras e com influências latino-americanas acontecerão no Teatro Municipal de São Manuel.. O encerramento do evento acontecerá no coreto da Praça Pereira Rezende.

O projeto

Além dos shows, o Festival também vai promover rodas de conversa on-line e oficinas presenciais com a participação de convidados especiais, sobre temas ligados à identidade cultural paulista.

Entre shows, oficina e debates virtuais, o evento reunirá intérpretes, instrumentistas, compositores, artesãos e grupos vinculados a folguedos e manifestações artísticas populares que buscam fortalecer a história e a cultura no Estado de São Paulo.

Não é necessária a retirada antecipadamente de ingresso e a entrada será por ordem de chegada.

Programação completa

Dia 04/11 – 20h – Teatro Municipal – Entrada Gratuita

Show com Osni Ribeiro – cantor, compositor e violeiro de Botucatu/SP, que mescla com maestria as tradições da música caipira, baseada no som da viola, com uma linguagem contemporânea. Seu trabalho inclui releituras de compositores tradicionais de sua cidade e região como Raul Torres, Serrinha e Angelino de Oliveira.

Show com Douglas Germano – considerado um dos principais compositores da música brasileira na atualidade, já teve canções gravadas por artistas como Fundo de Quintal, Elza Soares e Juçara Marçal. Seu último álbum, intitulado “Escumalha”, foi aclamado pela crítica especializada como um dos melhores lançamentos do ano de 2019.

Dia 05/11 – 20h – Teatro Municipal – Entrada Gratuita

Show com Arnaldo Freitas e Júlio Santin – O encontro de dois grandes mestres da viola caipira. Arnaldo Freitas acompanhou Inezita Barroso por mais dez anos no programa Viola minha Viola, na TV Cultura. Júlio Santin é um violeiro que estabelece o mais profundo diálogo entre o Oeste Paulista e a música do Mato Grosso do Sul.

Show com o Grupo Paranga – criado na década de 70, pelos filhos do compositor Elpídio dos Santos, compositor de sucessos como “A Dor da Saudade” e “Você Vai Gostar” e outros tantos, imortalizados por artistas como Mazzarópi, Cascatinha e Inhana e Tonico e Tinoco, o grupo carrega do legado musical de Elpídio, uma fonte inesgotável de belas canções, ao mesmo tempo que mistura, com profunda sensibilidade, a contemporaneidade e a cultura tradicional de sua terra.

Dia 06/11 – 20h – Teatro Municipal – Entrada Gratuita

Show com Kátya Teixeira – cantora, instrumentista e compositora paulistana, que também é pesquisadora da cultura popular brasileira. Traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil, garimpando saberes e sonoridades que incorpora a sua musicalidade, fazendo reverência aos mestres populares e as manifestações culturais autênticas do nosso país.

Show com Déo Lopes e Victor Mendes – Déo traz nas suas composições as tradições sambeiras, caiçaras e caipiras que são encontradas em todo o Vale do Paraíba e litoral sul de São Paulo. Com extensa discografia solo, também integra o grupo Trem da Viração. Nesse encontro  com o cantor, compositor e instrumentista Victor Mendes, cujo trabalho casa a tradição e a inovação musical.

Dia 07/11 – 19h – Coreto/Feira de Artesanato – Entrada Gratuita

Show com Tamoyo – grupo que experimenta as raízes etnomúsica brasileira misturadas à linguagem jazzística, samba e tendências do rock. Tocou no Festival do Caribe em Santiago de Cuba com grupos etno-musicais de Distintos países da América Latina na “Fiesta Campesina” em 2018.

Show com Cacique e Pajé – uma das duplas mais tradicionais e queridas da música caipira.  De ascendência indígena, a dupla carrega características marcantes da música raiz, nos temas, arranjos e interpretações e ainda, mantém a tradição de subir ao palco apenas com as vozes e violas, para desfilar seus cururus, cateretês, toadas e modas de viola.

ENCONTRO DE LUTHIERS – com Valmir Rosa, Edilson Santos e Luciano Queiroz – 18 HORAS

Oficinas presenciais e gratuitas em locais e horários a serem divulgados.

Dia 06/11 – 15h – ESTAÇÃO FERROVIARIA – Entrada Gratuita

A música do corpo – Percussão Corporal – com André Venegas (Barbatuques)

Tecnologias e identidade cultural – com Fabius (Tamoyo)

Gostou da agenda de eventos? Comenta com a gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui