Alexandre Pedroso Janas, começou na fotografia há alguns anos enquanto andava aos fins de tarde, começou com uma antiga câmera que tinha em casa, como seu bairro ainda era um bairro em construção o loteamento era cheio de espécies diferentes de Anu-Branco (Guira-Guira), Pintassilgo, Tiziu e Canário da Terra, até um certo dia encontrou uma espécie curiosa.

“Enquanto fotografava passou por mim algo que eu nunca tinha visto antes, a espécie se chamava Coró-coró ”.

Foi aí que Alexandre pegou gosto e paixão pela fotografia tomando isso como um hobby.

Atualmente, são 319 espécies diferentes de aves fotografadas por ele, está na plataforma de Wikiaves, comunidade que reúne fotógrafos de aves de todo Brasil.

O Registro Raro

Alexandre e o amigo João Salvador saíram para fotografar pássaros como de costume aonde tiveram a alegria de registrar várias fotos da espécie conhecida como “Papa Lagarta Cinzento” ou Micrococcyx Cinereus, uma espécie com apenas 15 registros em todo o estado de São Paulo!

O papa-lagarta-cinzento é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. Antigamente pertencente ao gênero Coccyzus. Espécie incomum, com pouca foto documentação.

Adulto com aproximadamente 24 cm, com bico levemente curvo e totalmente preto, olho e anel ocular estreitos e vermelhos. Pardo escuro por cima, mais cinzento na cabeça. Garganta e peito cinza pardacentos claros. Crisso pardo-claro. Sem ferrugíneo na asa. A cauda não é graduada como nos demais papa-lagartas. Na ponta das penas da cauda observam-se faixas escuras.

Vive em capoeirinhas e bordas as vezes em campos mais abertos. Também ocorre em matas secas, caatingas, savanas de cupim e campos adjacentes.

Comportamento muito furtivo, assim como as outras Papa lagartas. Raro ouvi-lo vocalizar a não ser na época da reprodução.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São Manuel e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] Siga nas redes sociais: Facebook e Instagram.

4.9/5 - (16 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui