Este conteúdo tem o apoio da PrataNet, empresa referência no segmento Telecom e que apoia as boas notícias de São Manuel.


Nascida em São Manuel no dia 19 de setembro 1902, Eunice Weaver é a mulher que cuidou dos leprosos, filha de carpinteiro e de Leopoldina Gabbi, natural de Piracicaba-SP. Aos três anos, Eunice e sua mãe foram diagnosticadas com Hanseníase. Ela não deixou a doença trazer sentimentos tristes e foi uma guerreira na vida.

Eunice cuidou de quatro filhos do primeiro casamento, prosseguiu seus estudos em São Paulo e fez Educação Sanitária. Em seu segundo casamento, o marido foi convidado pela Universidade de Nova Iorque a dirigir um transatlântico, ela acompanhou seu marido e aproveitou para estudar Sociologia, Jornalismo, Serviço Social e Filosofia. Visitaram mais de 42 países, passaram pelo Himalaia, no Templo Budista, e entrevistou Mahatma Gandhi. Momento da vida que veio a inspiração para ajudar pessoas com a sua doença, Hanseníase.

Selo do Correio em homenagem a Eunice Weaver

Sua Volta

Voltou para Brasil e fundou a Sociedade de Assistência aos Lázaros com ajuda de roupas, cobertores e refeições. Ela sentiu a necessidade de viajar por todo o país para trabalhar na divulgação das campanhas da Federação das Sociedades de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra.

Foi a primeira mulher a receber no país a Ordem Nacional do Mérito no grau de Comendador e a primeira pessoa na América do Sul a receber o troféu Damien-Dutton. Seus trabalhos são reconhecidos mundialmente. Uma figura importante que nasceu em nossa cidade. É só orgulho!


Este conteúdo tem o apoio da PrataNet, empresa referência no segmento Telecom e que apoia as boas notícias de São Manuel.

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

  1. Deixou maravilhoso legado. Parabéns por nos trazer tão importante informação que muitos desconhecem!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui