Manchinhas avermelhadas pelo corpo: Sarampo! A doença infectocontagiosa estava praticamente extinta, mas ressurgiu causando medo nos moradores de todo Brasil. Em Presidente Prudente o primeiro caso já foi confirmado pelo Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

A confirmação do caso colocou os moradores da maior cidade do Oeste Paulista e da região em alerta. Nas escolas, os professores orientam sobre a importância de tomar a dose da vacina, e nos postos de saúde, a procura aumentou.

Para te ajudar na prevenção, conversamos com o médico infectologista, André Pirajá, que explica sobre a importância da vacinação.

Solutudo: Qual a melhor forma de se prevenir do sarampo?

Médico: Sem dúvida nenhuma é através da vacina. Ela é eficaz e necessária, por isso, é importante seguir o calendário do Ministério da Saúde. Infelizmente não existe outra forma de prevenção. Por isso, é tão importante tomar a vacina.

Solutudo: Quem já teve sarampo, pode contrair novamente a doença?

Médico: Uma vez que você já teve a doença você não terá novamente.

Solutudo: Quais os sintomas da doença?

Médico: Sarampo é uma doença viral, isso quer dizer que no início ela pode parecer uma gripe como dor de garganta ou pode parecer uma conjuntivite por conta da vermelhidão nos olhos. Associada a dor muscular e febre alta e só depois aparecem as manchas avermelhadas pelo corpo. Agora o sinal que realmente comprova a doença são as Koplik (um sinal de confirmação da doença) é uma mancha que parece arroxeada ou azulada nas gengivas, mas principalmente encima da gengiva próxima ao canino.

Solutudo: Quando procurar um médico?

Médico: Para qualquer caso de suspeita inicial para o diagnostico diferencial.

Solutudo: Existe risco de uma epidemia? É motivo de preocupação?

Médico: Toda doença que estava em controle e retorna, merece um grau de atenção, principalmente porque há um número de pessoas em vulnerabilidade que estão sem vacina. Crianças de abaixo de nove meses que ainda não foram vacinadas, idosos que desconhecem seu calendário vacinal e crianças que não foram vacinadas pro algum motivo. A prevenção é a melhor saída.

Solutudo: Quem não tem carteirinha de vacinação ou não é da cidade, mas reside aqui, pode tomar a vacina?

Médico: No caso da ausência da vacina e comprovação da carteirinha de vacinação, a orientação é que essa pessoa seja imunizada, ou seja, vai abrir uma nova carteirinha, e essa pessoa vai tomar a vacina como se nunca tivesse tomado nenhuma dose.

Solutudo: Se eu tiver sarampo, quais são as chances de cura?

Médico: Sarampo é uma doença autolimitada, é uma doença viral, portanto, não existe cura, mas nós fazemos o tratamento, que é o alívio dos sintomas, também não existe remédio para a doença, e sim, remédios para tirar dores no corpo, a coceira entre outras.   

Agora que você já sabe quais são as formas de prevenção, não perca tempo e se previna!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui