Nessa época do ano, muitos têm o costume de encher a mesa na ceia de natal com deliciosas receitas culinárias, que inclusive, podem ter passado de geração em geração dentre a família.

Na cidade de Presidente Prudente há muitos casos assim, como o da aposentada Maria Martin Gonçalves, que aprendeu a fazer o seu famoso arroz carreteiro logo na adolescência, com sua primeira patroa.

Eu aprendi a fazer o arroz carreteiro com minha patroa, pois perdi minha mãe muito cedo e, hoje em dia, eu preparo muito esse prato para a minha família quando eles vêm me visitar

Maria é mãe de dois filhos, e até mesmo eles, aprenderam a fazer todo preparo. A receita deu tão certo que até mesmo seus netinhos já preparam o prato culinário, que é muito bem elogiado por todos que experimentaram.

Eu sempre faço esse arroz no natal e ano novo, pois sempre vêm pessoas especiais. Meu filho aprendeu comigo e repassou para os meus netos que também sabem cozinhar

Por fim, Maria mandou um recado aos que fizerem a receita que ela tanto ama:

Vai ser sucesso meu arroz carreteiro!

Para quem ficou curioso de como preparar o famoso arroz carreteiro da dona Maria; aí vai a receita:

Ingredientes:

50g de bacon
2 unidades de calabresa
500g de carne seca
1 cenoura
3 copos americanos de arroz

Modo de preparo:

Corte o bacon em cubos e frite em uma panela. Em seguida acrescente a calabresa e a carne seca, junto ao tempero à gosto (cebola, alho e orégano). Rale a cenoura e coloque para dar cor ao arroz.

Lave o arroz e deixe escorrer, coloque na panela junto aos demais ingredientes, tampe e deixe um tempo. Para finalizar adicione água até cobrir o arroz para que ele cozinhe. Espere a água secar e sirva-se.

Arroz carreteiro é um prato típico da região sul do país (Foto: Reprodução / Sal de Flor)

A prudentina Andrea Bugan, também compartilhou com a Solutudo uma receita caprichada para os que querem incrementar sua ceia de natal!

A torta de frango começou pela sua avó, passando pela mãe e chegando até em Andrea, que prepara o prato todos os domingos.

É uma receita que eu gosto muito, pois reflete minha infância e ficará na minha lembrança, já que passou entre minha família

A preparação da torta é rápida e prática, além de poder acrescentar outros ingredientes, o que chamou muito a atenção de Andrea para aprender a cozinhar, sendo essa uma de suas primeiras receitas, que conheceu quando tinha 12 anos.

Eu pedi para minha mãe me ensinar, e deu certo! Até hoje guardo essa receita com carinho, e faço sempre que posso. A massa dá com vários recheios, como frango, calabresa ou queijo e presunto, daí vai da criatividade

Não precisa de uma ocasião especial para preparar a torta, pois ela combina com tudo, mas Andrea não deixou de ressaltar o quanto o prato que passou de geração em geração até chegar nela é indispensável no próximo dia 25 de dezembro.

Essa torta é um sucesso na minha família, ótima para fazer no natal, porque ela é deliciosa. Façam que vocês não vão se arrepender, vai virar uma tradição na sua família igual virou na minha

Antes de mais nada, não poderíamos nos esquecer da receita dessa torta de frango!

Ingredientes da massa:

2 copos de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 ovo
1 copo de óleo
1 copo de leite
1 colher de fermento

Modo de preparo da massa:

Em uma batedeira adicione todos os ingredientes, exceto o fermento. Bata até a massa ficar homogênea e adicione o fermento, finalize com uma rápida batida para misturá-lo. Unte uma assadeira e adicione a primeira camada da massa.

Ingredientes do recheio:

Sal
Alho
Cebola
Salsinha
Cebolinha
Orégano
1 pitada de pimenta do reino
1 molho de tomate
1 creme de leite
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de amido de milho
1kg de peito de frango desfiado

Modo de preparo do recheio:

Em uma panela coloque o alho e a cebola para fritar, adicione o frango desfiado com a salsinha e cebolinha picadas. Acrescente o orégano com o molho de tomate e o caldo de galinha e finalize com o sal à gosto e a pimenta do reino.

Deixe ferver e espere o caldo engrossar, em seguida coloque as duas colheres de amido de milho dissolvidas na água para criar consistência. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.

Coloque na forma junto com a camada de massa anterior, repita novamente a receita para a massa e coloque por cima do recheio. Leve para assar durante 35 minutos, e está pronto!

Receitas antigas são tradições nas familias, assim como a torta de frango da Andrea. (Foto: Reprodução / Culinária Pra Valer)

Estão aí mais duas receitas para você adicionar à sua ceia de natal, quem sabe elas também não se tornem uma tradição dentro da sua família!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui