A leitura é um hábito que o ser humano adquire durante toda sua vida, e que proporciona diversas vantagens, sendo a principal delas: adquirir conhecimento, que acontece de forma natural durante esse processo.

Hoje, 7 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor, a data faz alusão às pessoas que se dedicam a leitura em diversos tipos de plataformas.

Com o passar dos anos, presenciamos as mudanças nas formas de leituras devido à evolução midiática. Para incentivar a prática desse hábito, listamos três lugares com conteúdos diferentes que você possa se interessar, e adquirir como um novo passatempo.

Livros impressos

A estudante de jornalismo Gabriela Madureira, aprendeu a ler muito cedo, e começou a se interessar pela literatura aos cinco anos, a partir do incentivo de sua mãe, que sempre foi uma leitora voraz.

“Meu primeiro livro literário foi O Diário da Princesa, eu era muito novinha e não entendia tudo, porque não era um livro infantil, mas eu me recusava a ler livro “pra criança”, pois me achava super adulta”, comenta.

Entre seus 10 e 15 anos, Gabriela sempre deu preferência ao gênero de ficção ao comprar um novo livro. Entretanto, ao amadurecer com o passar do tempo, ela conta que seu estilo mudou.

“Eu estava em uma fase em que eu gostava de sair do mundo em que eu me encontrava e poder imaginar algo completamente diferente. Mas agora já mais velha, quando eu paro pra pensar, acabo preferindo histórias do cotidiano, que podem realmente acontecer”, relata.

A pergunta “Impresso ou Digital?” gera debates entre grande parte dos leitores, em que Gabriela está inclusa. Apesar do impacto ambiental, ela não abre mão do livro físico, e afirma ter uma relação melhor com o papel do que com as telas.

“Minha leitura flui com muito mais dinamismo, a sensação de ler é outra quando o tenho nas mãos. Só quem gosta de ler sabe como é a experiência de pegar um livro novinho e cheirar”, finaliza.

Leitura online

Diferente de Gabriela, a professora Ednéia Gabriela Pedroso da Silva, tem preferência pelo conteúdo disponibilizado através da internet.

“Sempre gostei muito de ler e de estar bem informada. Acho importante saber um pouco de tudo e nem vejo como hobby, mas sim como necessidade mesmo. A partir do celular e da internet móvel, essa prática ficou mais fácil e usufruo bastante disso, talvez até exageradamente”, relata.

Sua graduação em Jornalismo permitiu que tivesse mais influência nos conteúdos que acessa, contribuindo até mesmo em sua didática dentro de sala de aula. Entretanto, Ednéia também relata se render as demais variedades que a mídia online oferece.

“Por ser professora, acabo procurando mais por conteúdo educativo, porém gosto bastante de entretenimento também. E pelo fato de estar com a internet sempre à mão, acabo buscando outros tipos de informações”, comenta.

Revistas de moda

Apesar do grande número de imagens, as revistas também são uma forma de leitura, especialmente quando o assunto é moda. Foi o que conquistou o interesse do publicitário Cláudio dos Santos de Oliveira.

“Por ter nascido numa cidade pequena, tudo era novidade, então as revistas me apresentavam um mundo à parte. O que mais me encantava eram as publicidades, a imagética que aquilo transmitia era maravilhoso, tinham os anúncios de página dupla, com cheiro e até textura, enfim, incrível! A paixão nasceu ali”, comenta.

O desejo por revistas surgiu quando ele ainda era criança, e frequentava uma barbearia próxima de sua casa. Entretanto, mesmo com o passar dos anos, muitas revistas impressas migrarem para o digital, porém ele continua com o papel.

“Revistas são bem decorativas e pesadas, assim como a Vogue. Os anúncios gigantes, diversos tipos de folhas, é o que me encanta: poder sentir o prazer de visualizar e tê-la de forma física”, diz.

Ele afirma que foram anos colecionando vários tipos, além de muito dinheiro com assinaturas para adquirir os produtos.

“Eu não me desfaço delas! Primeiro que marcam um período da minha vida onde tive meu brechó, era dali que saia minhas inspirações pra eu fazer meus editoriais. É uma coleção pessoal, basicamente”, finaliza.

E aí, conseguiu encontrar alguma inspiração para incluir a leitura como um passatempo no seu dia a dia?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui