Um, dois, três… Dezesseis! Esse é o número de animais que Edneusa Ferreira da Silva cuida, sendo cinco cachorros e onze gatos. Todos sofreram maus-tratos e foram abandonados em condições desumanas. Edneusa recolheu os animais, deu carinho e muito amor.

“Eu sempre amei muito os animais, ainda mais quando eles passam por alguma necessidade. Eu acredito que cuidar de animais é um dom! Tem que ter muito amor por eles. Eu vejo o sofrimento de cada um dos meus e cada um tem sua história”, diz Edneusa.

Quem tem um bichinho de estimação sabe que, além de amor e carinho é preciso ter muito cuidado. A vacinação é uma das formas de cuidar e proteger os animais e toda a família. Dona Edneusa planejou e já conseguiu vacinar contra a raiva todos seus cães e gatos.

“Os animais acabam morrendo por falta de vacina, por isso, há necessidade de vacinar contra a raiva e contra outras doenças”, afirma Edneusa.

Tem vacinação grátis!

Se você tem animaizinhos de estimação e não abre mão da saúde dos pequenos, essa dica é para você! A campanha de vacinação contra a raiva realizada pelo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Presidente Prudente, começa hoje dia 29 de julho e encerra no dia 29 agosto, as aplicações das doses serão em postos montados nos bairros da cidade, conforme calendário disponível no CCZ.  

A vacinação contra a raiva é muito importante, pois a transmissão da doença acontece de um animal contaminado para outros, através de mordidas, arranhões ou contato de secreções ou excrementos. Além disso, pode ser transmitida até mesmo para o ser humano.

Além dos animais domésticos, há também os das ruas que precisam ser vacinados para não contrair a doença. Manter o bem-estar dos bichinhos é manter também nossas vidas longe de qualquer problema.

Foto: Prefeitura de Presidente Prudente – SP

O que é a raiva?

A doença é um vírus que é transmitido geralmente por animais silvestres como morcegos, gambás e macacos. Ao transmitirem acidentalmente aos animais como cães e gatos, a doença traz transformações e alterações no comportamento deixando-os agressivos podendo morder objetos e até mesmo pessoas.

A raiva não possui tratamento e a melhor forma de evitar é vacinando os animais.

Para mais informações sobre locais de vacinação e horários ou ligue no Centro de Controle de Zoonoses. Telefone (18) 3905-4220.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui