O que era apenas um sonho, acabou virando um objetivo e, depois, sua rotina. Essa é a história do Marcelo Marinho que deu uma reviravolta em sua vida, logo depois ter sentido na pele o desprezo e o preconceito por conta da obesidade. Pesando quase 150 kg, Marcelo tentou retornar ao mercado de trabalho até que decidiu colocar em prática um dom que herdou de sua mãe: o de ser barbeiro.

Com a dificuldade de retornar ao mercado, ele decidiu abrir o primeiro salão onde ficou no espaço por quatro meses. Mas as coisas não acabam por aí! Logo Marcelo precisou mudar para um espaço maior, mas a distância entre seu trabalho e sua casa fez com ele decidisse derrubar uma parede do próprio imóvel para montar o negócio dentro de seu quarto, no bairro Humberto Salvador! Não demorou muito e a Barbearia do Marcelo virou o point do bairro.

Marcelo no curso de Especialização em Barboterapia (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois disso, Marcelo começou a dar aulas e se especializar, foi quando surgiu a ideia de montar um Centro de Formação em 2016, mas passou a dar aula nele apenas em 2017. Ele se especializou em diferentes tipos de cortes como: europeu, degrade, navalha, afro entre outros.

Engana-se quem pensa que essa história de superação profissional terminou por aí. Marcelo perdeu 35 quilos sem dieta e como forma de agradecimento a Deus, criou sua equipe de barbeiros e alunos de Presidente Prudente que realiza cortes gratuitos em comunidades carentes, “Projeto Barbearia Solidária”.

“O que mais me marcou na carreira foi à evolução. Eu transformei a vida de muitas pessoas e isso é o que importa. Eu nem sonhava em ser um educador, só atendia pessoas da região, como Presidente Venceslau, Martinópolis, Álvares Machado entre outras, mas meu trabalhou ganhou uma proporção inesperada”, explica.

A solidariedade

“Dar ao próximo um pouco do que Deus me deu”, essa frase resume os motivos que fizeram Marcelo integrar ações sociais. Ele já perdeu as contas de quantos cabelos e barbas já realizou sem cobrar um real. Um trabalho que transforma a vida de moradores do Oeste Paulista e, também, a vida do próprio Marcelo.

Essa solidariedade é passada durante os cursos que ele oferece no centro de formação de profissionais que ele mesmo criou, pois a ideia não é apenas formar barbeiros e sim seres humanos dispostos a contribuir para ajudar a mudar o mundo.

“Pra mim um corte de cabelo transforma. Eu transformo a autoestima da pessoa para que ela consiga transformar a vida dela”, afirma Marcelo.

Uma conquista!

O Centro de Formação começou a funcionar em 2018 e por lá já passaram mais de 100 alunos. Pessoas vindas de várias cidades do Oeste Paulista para aprender a cortar cabelos.

8ª turma de barbeiros que formados pelo Marcelo no FAL

“Eu ensinei um rapaz que tinha acabado de sair do Hospital das Clínicas e que estava se recuperando de uma Leucemia, e hoje, ele é um barbeiro atuante no mercado e com muito sucesso. Me orgulho do trabalho do Murilo”, conta Marcelo ao se lembrar da história de um de seus alunos.

A dedicação e o trabalho do Marcelo se tornaram uma referência na região, tanto que todas às vezes que ele realiza uma publicação nas redes sociais recebe vários elogios.

“Eu sou um profissional com 20 anos de experiência no mercado, formando bons profissionais, posso dizer que eu tenho muita técnica para passar para meus alunos, justamente pelas situações que já passei nessa vida”, diz Marcelo.

Em sua Barbearia, Marcelo oferece cursos profissionalizantes que não apenas contribuem para a vida de seus alunos, mas para seu reconhecimento e conquistas profissionais.

“Meu diferencial é que aqui 90% do que é ensinado é prático. O curso profissionalizante é oferecido e contabiliza 60 horas. Aqui é ensinado diversos cortes de cabelo, a fazer e modelar a barba e a barboterapia”, conclui.

Os Cursos

E para quem se interessar em fazer o curso, não perca essas ofertas:

Barbeiro:

Duração: 4 meses

Aula: uma vez por semana, sendo 01 aula teórica e 19 aulas práticas, totalizando 60 horas, mais as saídas de cortes e eventos sociais.

Obs. O material é individual e por conta do aluno!

Para saber sobre os valores e informações de pagamento, clique aqui

Serviço

Endereço: Rua Siqueira Campos, 1049 Centro – Presidente Prudente SP

Celular: (18) 98800-0307

WhatsApp: (18) 99106-0507

Horário de atendimento: De terça a sexta das 09h às 18h e aos sábados das 09h às 16h.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sou suspeito pra falar desse ser humano extraordinário, além de ser meu amigo, também é meu barbeiro favorito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui