Hoje, dia nove de setembro, é comemorado o Dia do Cachorro-Quente. Aquele lanche prático, simples, mas muito saboroso. Pãozinho, salsicha, batata-palha e um molho gostoso que dá água na boca, é o que compõe o cachorro-quente. E quando o assunto é fome, logo vem à mente os famosos lanches de Presidente Prudente.

E se tratando de comida, não podemos esquecer das lanchonetes que tanto fazem sucesso por aqui. Seja na criação de vários molhos ou no excesso de algum ingrediente. Esse é o caso do Lanche Tonho da Calabresa, muito conhecido como “Tonhão da Calabresa”, que está na cidade há 36 anos e o reconhecimento e os pedidos só aumentaram.

Conhecido por excesso de calabresa, Tonho da Calabresa é referência na cidade. (Foto: Reprodução/Facebook)

“Essa ideia de Tonho Calabresa veio dos próprios clientes, na verdade foi uma forma deles identificarem e indicarem o nosso lanche para as outras pessoas, justamente por causa da quantidade de calabresa que tem no lanche”, conta Marcelo Silva, responsável pelo estabelecimento.

Tudo começou quando o senhor Danton Félix de Moura, saiu da zona rural e veio para zona urbana em Presidente Prudente à procura de trabalho aos 17 anos. Começou a trabalhar em um hotel e depois de seis anos, ele ficou desempregado. Foi então que surgiu a ideia de colocar uma ‘barraquinha’ de lanches na Avenida Manoel Goulart.

Antiga barraquinha localizada na Avenida Manoel Goulart. (Foto: Reprodução/Facebook)

Mas o que fez o lanche virar um sucesso foi o excesso de calabresa. De acordo com Marcelo, o estabelecimento já chegou a utilizar uma tonelada por mês. Atualmente, é gasto 800 quilos de calabresa mensalmente.

Um dos lanches mais pedidos no Tonho Calabresa. (Foto: Reprodução/Facebook)

“No início o movimento era baixo, o que mais saia era o cachorro-quente. Depois disso, o senhor Dalton decidiu colocar nos lanches muita calabresa, foi ai que o pessoal gostou e começaram a usar em todos”, comenta Marcelo.

Junto com a grande quantidade de calabresa veio à fama e, a história nunca mais parou. Em 2012, o senhor Danton decidiu dar um tempo no estabelecimento e o Tonho da Calabresa ficou fechado por cinco anos. Reaberto em 2017 na Rua Coronel Albino, agora tendo uma sede própria, e atualmente, quem está a frente da lanchonete é a filha e o Marcelo que é genro do senhor Danton.

“Sabe? A gente não entende isso como fama e sim como reconhecimento do nosso trabalho. O sentimento que reflete é a gratidão e a certeza de ter superado as expectativas”, finaliza Marcelo.

E como superou! Esse lanche bem recheado, caprichado e com atendimento de primeira está na memória e no coração dos Prudentinos.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui