O lavrador é aquele capaz de cultivar a terra e, extrair dela, produtos orgânicos que podem ser comercializados posteriormente. Profissão essa que é muito comum em Presidente Prudente, onde pequenos empreendedores utilizam suas hortas, plantações ou terrenos para criar alimentos ou decorações com frutos, hortaliças e mudas.

Para conhecer mais sobre o dia a dia daqueles que a partir do cultivo, tiram seu sustento diário, conheça o relato de duas produtoras que revendem plantas e verduras fresquinhas.

Mult Vasos ?

A comerciante Isadora Amanda, iniciou seus trabalhos fabricando vasos decorativos feitos em cimento em diversos modelos. Assim, percebeu que os clientes também eram interessados em plantas e, com isso, tirou a ideia de comercializá-las, juntamente com a terra própria para o plantio.

Conforme passavam os dias dentro do espaço, cultivando as raízes plantadas, Amanda foi aprendendo qual terra era própria para cada planta, o que desenvolvia e fazia bem para elas e também quais poderiam ir no sol ou na sombra.

“Tudo começou primeiramente pelo meu esposo, eu entrei logo após e, já estou no ramo há sete anos. Eu amo demais o que eu faço. Todos os dias tenho ideias maravilhosas sobre montar vasos completos, terrários, entre outras coisas. O melhor remédio que existe é o contato com a terra e as plantas”, comenta.

Atualmente, Amanda trabalha com mudas em geral, sendo frutíferas, plantas pendentes, suculentas, palmeiras, rosas, etc.

Para conquistar seus clientes fieis, ela teve a ideia de anunciar os produtos diariamente, fazendo propaganda pelo Facebook, que tem lhe ajudado muito com o sustento e mantendo a loja a todo vapor.

“Tivemos a ajuda de vários clientes ao longo desses anos, não poderia deixar de agradecer a eles por fazer do nosso trabalho algo tão admirado. Os nossos produtos são de alta qualidade e durabilidade, buscamos sempre um ótimo atendimento e entrega segura da mercadoria!”, ressalta.

Horta da Vovó ?

Aparecida Alves considera sua paixão pela terra vinda de berço, pois foi nascida e criada ajudando os pais em lavouras e hortas. Chegou a trabalhar na cidade por alguns anos, mas quando veio o desemprego, resolveu voltar às raízes do sítio.

“Posso dizer que é um aprendizado constante, partindo das experiências dos meus pais, através de estudos e época de plantio. Preparo do solo, tipos de adubos, etc”, relata.

Há oito anos está nessa de atividade, onde em sua horta, planta vários tipos de verduras, alfaces, couves, rúcula, almeirão, chicória, brócolis, coentro, salsinha, cebolinha, jiló quiabo e mandioca, sendo algumas delas sazonais.  

Segundo Cida, como gosta de ser chamada, o retorno financeiro é o suficiente para viver, pois possui bons clientes.

“Para mim, o trabalho com as plantas, além de ser uma fonte de renda, também é terapia. Alimentar-se bem, com alimentos saudáveis e colhidos direto da terra sem agrotóxico, você encontra aqui na horta da vovó. Teremos o imenso prazer em te receber. Quem ganha é você!”, finaliza.

Somos gratos por aqueles que cuidam da natureza e ao mesmo tempo, produzem alimentos fresquinhos que chegam até os nossos lares! ???


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui