Já estamos no meio do mês de Outubro, e as campanhas de conscientização não param! Na Solutudo não poderia ser diferente! Dando sequência a nossa série de Orientação sobre o Câncer de Mama, hoje trouxemos algumas dicas de como cuidar da pele, durante o processo de tratamento da doença.  

Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que mais de 1,97 milhão de mulheres em todo o mundo tenham a doença até 2020.  E como a doença não escolhe idade e nem classe social preparamos algumas sugestões para quem está na luta conta ou câncer ou conhece alguém que enfrenta a doença.

•Proteger a pele da luz solar, usando protetor fator 15, e lembrar de sempre estar com blusa ou camiseta;

•Não usar tecidos sintéticos do tipo nylon e lycra;

•Caso precise usar hidratante na pele, é recomendado utilizar os que não contenham álcool em sua composição

•Evitar roupas apertadas como: sutiãs, camisas com colarinho, calças jeans etc.

A Dra Cláudia Macedo traz dicas do cuidados com a pele. (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com a dermatologista, Cláudia Macedo, é importante que as pacientes usem uma água termal (água rica em sais minerais), na região que é aplicada a radioterapia. É importante deixar a água na geladeira, podendo borrifar várias vezes ao dia, e claro, caprichar no filtro solar para não afetar a pele.

Ainda segundo ela, outra dica é que em alguns tratamentos pode ser utilizada a touca de gelo.

A toca de gelo inibe que o medicamento atinja o folículo capilar (a raiz do fio) ,e que haja a queda de cabelo.

Sobre a maquiagem, sabemos que nesse processo do tratamento, o corpo passa por algumas mudanças como os pelos que acabam caindo, o que pode deixar a autoestima mais baixa.

Já na questão da maquiagem é importante que a mulher sempre use filtro solar e uma maquiagem que seja adequado para o tipo de pele, e sempre usar em menor quantidade, pois a pele pode estar sensível por conta do tratamento.  

Não esqueça de se cuidar. Faça o autoexame e procure um médico regularmente. Em Presidente Prudente a Unidade Móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente (AAPC), estará no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente nesta sexta (18) das 9h às 18, e no sábado (19) das 9h às 13h.

Para mais informação acesse o Facebook da AAPC.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui