Muito se questiona de onde vem a escolha do nome Ourinhos para a nossa cidade. Muitas hipóteses estão envolvidas neste contexto. Inclusive, as dúvidas estão relacionadas ao modo de surgimento do município. Um mapa bem antigo de 1908 mostra a cidade Ourinho no Paraná, onde é a atual Jacarezinho.

É um mapa editado pela seção cartográfica do Estabelecimento Gráphico Weiszflog Irmãos de São Paulo. Ele foi incluído como o Mappa da Viação Férrea de São Paulo que mostra a zona tributária Sorocabana Railway Company de um relatório da ferrovia. O que é possível de observar, algo diferente que chama atenção, é um pontilhado vermelho que indica o trecho da estrada de ferro entre Ipauçu e Salto Grande. Provavelmente, o começo da nossa cidade.

Foto: divulgação

Este mapa é o responsável por um mistério e algumas polêmicas entre historiadores municipais. A verdade é que Ourinho foi Nova Alcântara, nome escolhido pelo seu fundador, o mineiro Antônio Alcântara de Fonseca, em 1888. Jacarezinho era Distrito Policial de Tomazina. Estes locais eram pequenos povoados.

O interessante é que Jacarezinho é nome de um rio e Ourinho de um riacho que finaliza em Ribeirão Fartura, afluente do Paranapanema. E tanto um lugar quanto o outro, quase foram chamados de Costina para homenagear um fazendeiro político, o Antônio José da Costa Júnior, que recusou a honraria.

Por coincidência ou não, a sua fazenda recebia o nome de Ourinhos. E atravessando o Paranapanema, chegava-se até o local conhecido como Água de Jacu que hoje é o bairro rural ourinhense. Esta relação nunca foi estudada por ninguém, mas pode ser que a fazenda colaborou com a escolha do nome da cidade.

Em 1900, com a Lei Estadual 352 do dia 2 de abril, foi estabelecido que Nova Alcântara e o Distrito Policial, Jacarezinho, fossem evoluídos para o termo Jacarezinho com nomeação de juiz e promotor adjunto.

Já em 1904, com a Lei 525 de 9 de março, foi criada a comarca de Jacarezinho. Momento que Ourinho paranaense deixou de existir, mesmo que alguns mapas continuaram a ser produzidos da forma antiga.

Então, com a ferrovia Sorocabana foi oficializada a Ourinhos paulista que herdou o nome por tradição oral. A cidade estava entre terras do Paraná e a fazenda de Costa Júnior. É a história mais viável para a escolha do nome e o começo de uma nova cidade.

Fonte: “Ourinhos-Memórias de uma cidade paulista” – Jefferson Del Rios


É curioso, né?! Você já sabia?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui