De Osvaldo Cruz para o Brasil, Marcela Branco tem 32 anos e conta que desde pequena sempre quis ser caminhoneira. Na família, ela tinha algumas referências, mas acreditava que isso era algo muito distante. Ela sempre trabalhou na cidade em cargos totalmente diferentes do seu cotidiano.

Na foto Marcela na infância. Fonte: Arquivo pessoal Marcela

Porém, tudo isso era um sonho muito distante. Marcela trabalhava em uma empresa há muitos anos e tinha um bom cargo. Após a mãe ter tido algumas complicações de saúde, ela decidiu seguir o plano B e ir para a estrada ter uma renda a mais. A sua primeira oportunidade foi com uma empresa da cidade e ela já tinha algumas experiências, pois já tinha acompanhado o pai em viagens e nelas pôde dirigir algumas vezes por possuir habilitação na categoria.

Na foto Pai e filha em um dos dias que se encontraram na estrada. Fonte: Arquivo Pessoal Marcela

O início

No começo, ela passou um tempo na região da Bahia carregando soja e conta que adquiriu muita experiência naquelas rodovias. Hoje, Marcela trabalha para uma empresa de José Bonifácio e consegue ficar mais próxima de casa, suas folgas são mais próximas uma da outra fazendo com que ela possa ver a família e os filhos com mais frequência.

Na foto Marcela ao lado de seu primeiro caminhão. Fonte: Arquivo Pessoal Marcela

Ela conta que as mulheres na profissão estão se tornando concorrentes, que na maioria das empresas que ela vai carregar ou descarregar ela encontra mulheres em cargos que há alguns anos eram feitos por homens. Marcela fala que em relação ao preconceito é difícil acontecer, mas que em alguns momentos acontecem e é preciso saber dar limites para as pessoas.

“As empresas estão preferindo mulheres, por dizerem que somos mais cuidadosas e cautelosas”, comenta Marcela.


Incrível a história da Marcela, não é mesmo? Nos inspira e nos mostra que é possível sonhar e realizar. Conte pra gente o que você achou e não se esqueça de compartilhar toda a família?

4.5/5 - (17 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui