Você já parou para pensar quantas vezes trocamos de escova de dente ao ano?

Se seguirmos as recomendações dadas por profissionais dentistas ou fabricantes do objeto, cada um de nós trocaria as escovas a cada três meses. Ou seja, seriam 4 escovas utilizadas no decorrer de um ano.

Em um contexto real, 99% de todas as 7 bilhões de pessoas do mundo seguem essa lógica. Imagine, portanto, a quantidade de escovas de dente de plásticos que são produzidas? São muitas, não é mesmo!?

A questão é: onde e como é descartado todo esse plástico?

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial de Davos, de 2016, a previsão é de que os oceanos tenham mais plásticos do que peixes em 2050. (Créditos: Dustan Woodhouse/ Unsplash)

Diante dessa realidade, a empresa norte-americana Giving Brush se empenhou em uma alternativa sustentável ao uso dos materiais de plástico: a criação de escovas de dentes e canudos feitos de bambu.

A fabricante iniciou o projeto utilizando uma estratégia diferente de divulgação: a distribuição e o envio gratuitos do produto pelo mundo, cobrando apenas o frete.

Segundo a Giving, qualquer um pode pedir até 20 unidades gratuitas. O custo do envio para o Brasil é de cerca de 6 dólares, algo próximo a 25 reais, na conversão atual.

De acordo com o estudo divulgado em março de 2019 pelo World Wide Fund for Nature (WWF), o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo; apenas 1,2% é reciclado. (Créditos: Reprodução/ Giving Brush)

O Bambu

A escolha do bambu como material para as escovas deveu-se a rapidez com que ele se desenvolve (em algumas vezes crescendo até 1,5m por dia sob condições ideais), por não depender de pesticidas.

Além também do caule ser um material antimicrobiano, que evita a proliferação de bactérias e fungos durante o período de uso.

O bambu escolhido é o mossô chinês orgânico que, além de não ser alimento da espécie panda, como evidencia o portal, é um material biodegradável, de fácil decomposição em terra.

Para saber mais do projeto, dê uma olhada no portal aqui!

Fontes: Hypeness; G1; Giving Brush; Agência Brasil.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui