A quem refute a educação como a melhor maneira de mover e transformar o mundo. Entretanto, quando criativa e responsiva, a prática de ensino fundamental se torna uma exemplo a se inspirar.

E, motivada pela educação sustentável, uma escola da Índia chamou atenção pela cultura inovadora oferecida e instruída aos alunos.

A primeira semana de junho é considerada a Semana Mundial do Meio Ambiente. Este conteúdo traz a proposta do colégio Akshar Foundation, da índia. (Créditos: Reprodução/ Akshar Foundation)

Localizada em Assam, estado a leste da Índia, a escola Akshar Foundation propõe como atividade curricular que seus alunos levem plástico todos os dias, como forma de contribuir com o colégio.

A prática ecológica assumida pela escola tem como objetivo incluir os alunos na educação interativa e conscientizar quanto às ações nocivas que o plástico causa ao mundo.

Além das disciplinas intelectuais, os alunos têm disciplinas de educação ecológica e prática sustentável. (Créditos: Reprodução/ Akshar Foundation)

Mazin Mukhtar – cofundador do colégio, junto da esposa, explica o que o fez dar vida a este sonho. “Nós dois já estávamos sonhando em começar uma nova tipo de escola projetada especificamente para crianças em situação de pobreza. Formamos Akshar no mesmo ano em que nos conhecemos e começamos nossa escola, a Akshar Foundation, em 2016″.

Considerado o maior desafio ambiental do século XXI pela ONU, o plástico foi definido pelo colégio como uma maneira de retirar os jovens da cidade da pobreza e de incentivar a educação.

E por ser uma iniciativa sustentável um tanto quanto difícil de se implementar, Mazin explica que a alternativa foi criar as ‘taxas escolares de plástico’.


Quando começamos o centro de reciclagem, os pais não eram cooperativos no início. Então, nós criamos a ideia de “Taxas Escolares de Plástico” para obrigar os pais a reciclar. Na realidade, é mais como uma lição de casa obrigatória que serve para lembrar os pais de que a escola é totalmente gratuita, mas o mínimo que você pode fazer é nos ajudar e ajudar, enviando o lixo limpo e seco de casa.

Projeto

Na região, antes da inauguração do colégio, grande parte das crianças trabalhava em pedreiras, onde ganhavam aproximadamente U$2.50 por dia pra viver.

Em vista disso, o colégio lançou o projeto “Akshar Fellhoship” para solucionar a saída dos alunos do trabalho para estudar, em parceria com o governo local e a Aliança da Educação.

Foi oferecido aos alunos mais velhos uma bolsa salarial para trabalharem como jovens líderes e professores dos alunos mais novos, por dois anos.

No currículo disciplinar, além do inglês, matemática e ciências, foi  incorporado carpintaria, bordado, reciclagem, fotografia e, em breve, um curso de técnico solar mais desenvolvido para ensinar de forma prática os alunos. (Créditos: Reprodução/ Akshar Foundation)

E, com o crescimento, o colégio secundarista passou a se expandir fisicamente de acordo com os valores ecológicos pregados. Todo o plástico arrecadado passou a ser usado como tijolos ecológicos, que misturados com cimento, têm sido utilizados na construção dos novos ambientes.

A iniciativa criativa mostra que a educação é a maior ferramenta para a mudança social!

Fontes: Hypeness; Akshar Foundation; R7; ONU


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui