Junho é o mês das festas juninas e dos namorados e, como não poderia deixar de ser, é uma época de alegria e comemoração. Por outro lado, também representa um período de conscientização: o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em Bauru esta data nunca passa em branco. Ao contrário, a cidade a recebe de uma forma especial. Realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde o ano 2000, a Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (SIMAB) é uma iniciativa que une atividades desenvolvidas por diversas instituições da cidade que visam a educação ambiental.

A Semana Integrada do Meio Ambiente une eventos promovidos por diversas instituições. (Foto: Divulgação)

Este ano a SIMAB apresenta o tema “Cidade Sustentável – Bauru mais Verde e Azul” e será realizada entre os dias 3 e 13 de junho com uma programação recheada de atividades voltadas para todas as idades. Além de palestras e mesas-redondas, o evento também irá realizar cursos e oficinas práticas. O objetivo é estimular o debate e a conscientização da importância dos temas relacionados ao meio ambiente.

A maioria das atividades são voltadas para o público geral, mas algumas possuem número de vagas limitado. Para conhecer toda a programação e se inscrever é simples, basta acessar o site!

Programação da Semana do Meio Ambiente do Sesc Bauru

O Sesc também celebra a Semana do Meio Ambiente com atividades especiais e gratuitas durante o mês de junho. Em Bauru serão três eventos:

Oficina: Hortas Verticais

Hortas verticais ocupam pouco espaço e podem acomodar temperos, ervas e algumas hortaliças de pequeno porte. A atividade ensina técnicas de plantio, manejo de plantas e preparo de substratos básicos. Os participantes devem trazer garrafas pet para utilização na atividade.

Com Viviany Viriato de Freitas e Sergio Akira Adachi, do Grupo Curare de Permacultura.

Data: 8/6. Sábado, 10h30 às 13h30. Classificação: 12 anos.

Local: Sala de Uso Múltiplo 4

Atividade gratuita. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento (20 vagas).

As hortas verticais são indicadas para lugares pequenos, como apartamentos ou casas sem quintal. (Foto: Divulgação)

Bate papo: Agroecologia e Permacultura

A partir da compreensão das bases da agroecologia e da permacultura, a conversa proporciona aos participantes a conscientização sobre as formas de atuação individual e coletiva, seguindo o contexto histórico das questões sócioecológicas que envolvem a produção de alimentos no Brasil e no mundo atual.

Com Rafael Guerreiro Seraphim, do Grupo Curare de Permacultura.

Data: 8/6. Sábado, 14h às 17h. Classificação: Livre

Local: Sala de Uso Múltiplo 2

Atividade gratuita. A retirada dos ingressos deve ser feita com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento (60 lugares).

Oficina: Compostagem doméstica

De forma a reaproveitar os resíduos orgânicos a partir de sua decomposição, os participantes podem conhecer algumas das técnicas utilizadas para a criação de composteiras, além de refletirem sobre o destino inadequado dos resíduos orgânicos e as possibilidades de se evitar o desperdício e a poluição. Ao final da atividade, cada participante pode levar sua própria composteira.

Com Guilherme Augusto Fernandes e Rafael Guerreiro Seraphim, do Grupo Curare de Permacultura. 

Data: 22/6. Sábado, 14h às 18h. Classificação: Livre

Local: Sala de Uso Múltiplo 4

Atividade gratuita. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento (15 vagas)

Já deu para perceber que opção para aprender mais sobre o meio ambiente não vai faltar durante junho em Bauru, né? Não deixe de aproveitar!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui