Hoje, 28 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Hambúrguer. E nada melhor do que fazer da data um dia para se compartilhar.

Pensando nisso, o projeto itinerante Hamburgada do Bem caminha pelo Brasil levando felicidade, brincadeiras e hambúrgueres para comunidades carentes.

Neste mês de junho, o projeto já está marcado para acontecer em São Bernardo do Campo, no próximo dia 8; em São Carlos, dia 15; na Zona Oeste São Paulo, dia 16; e em Santos, dia 29. (Créditos: Hamburgada do Bem/Arquivo pessoal)

Desde 2015, a ONG criada na cidade de Guarulhos (Grande São Paulo) atende diversas cidades do país com a missão de promover a integração social entre ajudantes e crianças através de uma experiência inédita: o trabalho voluntário.

Atualmente são 10 voluntários fixos, que ficam a frente do projeto e da logística das atividades. Os outros voluntários eventuais, variam de acordo com o tamanho de cada evento e são responsáveis pelas atividades do dia.


As ações procuram acontecer aos sábados, geralmente entre as 10h30 e 15h30, para que todos participem. São atendidas crianças entre 4 e 11 anos, estudantes de escolas de bairros periféricos das cidades onde acontecem o evento. (Créditos: Hamburgada do Bem/ Arquivo Pessoal)

Os interessados em integrar o movimento, mas que não podem participar da ação voluntária presencial, podem fazer doações de colaborativos diretamente no site da ONG.

Ângela Fracon Medina, uma das voluntárias fixas do projeto explica que o principal papel do voluntário é dar atenção e carinho às crianças. “A gente usa a desculpa da distribuição de hambúrguer para distribuir amor. Parece hambúrguer, mas é amor”, descreve.


Pensando em atender a todos, o projeto também se preocupa em oferecer hambúrguer vegetariano, aos que não comem carne. (Créditos: Hamburgada do Bem/ Arquivo Pessoal)

Como participar das ações:

Qualquer pessoa pode se inscrever para ajudar no dia do evento. Os cadastros são feitos pelo site da ONG e você escolhe a data e a cidade de interesse.

No ato da inscrição, você voluntário novato escolhe qual dos times quer compor. Entre eles estão:

  • Time apoio: responsável por toda a logística do evento, a entrada, saída das crianças, organização, distribuição de pontos de água, refrigerante e suco para as crianças ficarem a vontade durante o dia.
  • Time cozinha: responsável por toda a alimentação do evento, desde o café da manhã dos voluntários até a liberação da última turma de crianças. Faz e serve a batata frita, milk-shake, brigadeiros, beijinhos e hambúrgueres, que são distribuídos para as crianças.
  • Time recreação: responsável pelo monitoramento de todas as brincadeiras que as crianças fazem durante o dia. Dependendo da edição, o evento chega a ter 40 tipos de brincadeira com brinquedos infláveis, brincadeiras de tabuleiro, pintura facial e outras atividades infantis.

Além disso, dentistas que quiserem se associar a ONG para ensinar as crianças a escovarem os dentes e ter uma higiene adequada podem se inscrever e marcar a opção “Sorriso do Bem”.

Fontes: G1; Hamburgada do Bem;


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui